Domingo, 09 de novembro de 2025
Por Redação O Sul | 21 de dezembro de 2017
O Facebook anunciou, nesta quinta-feira (21), que vai remover a indicação de “fake news” (notícias falsas) dos textos compartilhados na rede social. Tudo porque, em vez de afastar os usuários das informações falsas, tal recurso serviu para intensificar ainda mais as discussões e contribuiu para um compartilhamento ainda maior dos textos.
Segundo a empresa, são duas as questões envolvidas aqui. Na primeira, a colocação de uma bandeira vermelha e uma indicação forte fez com que mais gente prestasse atenção em uma determinada publicação. A segunda tem a ver com o fato de que, ao serem avisados desta maneira que sua opinião, principalmente política, pode ser equivocada, os usuários tenderam a realizar mais e mais compartilhamentos e se afundarem ainda mais em tais conceitos.
Com isso, não apenas informações falsas e mentiras ganharam ainda mais destaque, mas o próprio Facebook também foi acusado de atuar com um viés político. Para a rede social, ficou claro que apontar os erros desta maneira não foi a melhor das atitudes, pois, ao mesmo tempo em que essa iniciativa falhava miseravelmente, outra triunfava, com a exibição de contexto ao lado dos compartilhamentos tendo um efeito melhor sobre o comportamento dos utilizadores.
Esse contraste foi um dos motivos que levou o Facebook a abandonar a indicação de fake news, atualmente disponível apenas em algumas versões internacionais da plataforma, e focar mais no sistema de links relacionados. A ideia da empresa, agora, é dar mais informações aos usuários, indicando, por meio de ligações com fontes reconhecidas, agências de checagem de dados e outros métodos, o caminho para as notícias verdadeiras.