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Tecnologia O Facebook vai verificar a identidade de quem fizer anúncio político

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Empresa afirma que houve falhas de softwares para roubar "tokens de acesso", que permitem que as pessoas se conectem automaticamente de volta às suas contas. (Foto: Reprodução)

O presidente do Facebook, Mark Zuckerberg, disse na semana passada que a rede social vai exigir a confirmação de identidade e localização dos anunciantes que veicularem propagandas políticas.

Trata-se de uma nova medida para remediar o dano à imagem do Facebook provocado pelo escândalo envolvendo o vazamento de dados de usuários pela consultoria de marketing político Cambridge Analytica, que pode ter afetado 87 milhões de pessoas.

Ele disse que uma das prioridades do Facebook é “garantir o discurso positivo e impedir a interferência nas eleições”, lembrando que países importantes como Brasil, EUA, México, Índia e Paquistão terá eleições em 2018.

Zuckerberg anunciou as seguintes mudanças para aprimorar o Facebook antes das eleições:

Verificação de anunciantes políticos

Todos os anunciantes terão de confirmar identidade e localização, do contrário serão proibidos de anunciar na plataforma.

Identificação de anunciantes

Eles terão que se identificar como anunciantes (e não usuários comuns) e mostrar quem pagou pelo anúncio.

Nova ferramenta de transparência

Sistema mostrará todos os anúncios políticos que uma página executa e também criará um arquivo de anúncios políticos.

Verificação de grandes contas

Segundo o Facebook, “isso tornará muito mais difícil para as pessoas executarem páginas usando contas falsas ou para crescerem viralmente e disseminarem informações erradas ou conteúdo polêmico dessa maneira.

O Facebook disse que contratará “milhares de pessoas” para fazer as verificações. “Estamos comprometidos em fazer isso a tempo para os meses críticos antes das eleições de 2018”, disse Zuckerberg. O anúncio sobre a forma como a rede social vai lidar com os anunciantes daqui para frente ocorre dias após a empresa repaginar sua política de uso de dados e de seus termos de serviço.

Interferência russa

Segundo o presidente do Facebook, a mudança ocorre após a rede social identificar o uso de contas falsas russas para tentar interferir na eleição americana de 2016. Zuckerberg disse que o Facebook aprimorou seus sistema após esse episódio e usou ferramentas de inteligência artificial para identificar e remover “dezenas de milhares” de contas falsas durante as eleições do Senado da França, Alemanha e do estado do Alabama, nos Estados Unidos.

Apesar do esforço para inibir o uso político do Facebook por contas falsas, Zuckerberg diz que o problema é “maior do que qualquer plataforma” e que essas medidas “não vão parar todas as pessoas que tentam jogar com o sistema”. “Mas elas tornarão muito mais difícil para qualquer um fazer o que os russos fizeram durante a eleição de 2016 e usar contas e páginas falsas para veicular anúncios”, afirmou.

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https://www.osul.com.br/o-facebook-vai-verificar-a-identidade-de-quem-fizer-anuncio-politico/ O Facebook vai verificar a identidade de quem fizer anúncio político 2018-04-07
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