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Tecnologia Google é acusado de repassar dados de usuários secretamente para anunciantes

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Google está utilizando páginas secretas para repassar dados. (Foto: Reprodução)

O Google está utilizando páginas secretas para repassar dados pessoais de seus usuários a anunciantes, acusa Johnny Ryan, diretor da Brave , empresa que oferece um navegador concorrente do Chrome conhecido pelo bloqueador de publicidade. Em entrevista ao “Financial Times”, Ryan afirmou que a prática vai contra as próprias políticas da companhia e regulamentos europeus sobre privacidade, que exigem consentimento e transparência no uso dessas informações. As informações são do jornal O Globo.

Ryan contou ter descoberto as páginas secretas enquanto tentava monitorar como os seus próprios dados pessoais estavam sendo comercializados na plataforma para anunciantes do Google, Authorized Buyers, substituto do Double Click, o maior site de leilão de espaços publicitários online, que opera em tempo real.

Durante sua pesquisa, Ryan descobriu que suas informações recebiam um identificador para rastreio, que era repassado para terceiros que se logavam numa página escondida. Essa página estava praticamente em branco, sem conteúdo, apenas com um endereço único que direcionava para os dados de navegação de Ryan.

Informações combinadas

Essas informações são de grande valor para anunciantes. Ao combiná-las com outras informações sobre os internautas, é possível chegar a um grau de segmentação que impressiona pela precisão dos anúncios exibidos. Em apenas uma hora navegando na internet, Ryan encontrou seis sites usando o seu identificador único.

O experimento foi reproduzido pelo analista Zach Edwards, da consultoria Victory Medium, após receber o alerta da Brave. Ele recrutou centenas de pessoas para o teste, que durou mais de um mês. Os resultados mostraram que o identificador era realmente único para cada pessoa, e era compartilhado para várias empresas de publicidade.

“Esta prática é secreta de duas formas: a mais básica é que o Google cria uma página que o usuário nunca vê, está em branco, não tem conteúdo, mas permite que terceiros bisbilhotem o usuário. E o usuário não sabe disso”, afirmou Ryan. “Eu não tinha ideia que isso estava acontecendo. Se eu consultasse meu registro no navegador, também não saberia.”

As próprias regras do Google proíbem a prática. Em setembro do ano passado, a companhia anunciou que não compartilharia códigos de identificação de cookies criptografados nos leilões do Authorized Buyers, “como parte do compromisso contínuo com a privacidade dos usuários”.

As evidências descobertas por Ryan e testadas por Edwards foram encaminhas para o órgão regulador de dados da Irlanda, que está investigando o Google sobre o uso de dados sensíveis, como raça, posicionamento político e saúde, para a venda de anúncios direcionados.

“A evidência que apresentamos para a Comissão de Proteção de Dados da Irlanda prova que o Google vazou meus dados protegidos para um número desconhecido de companhias”, acusou Ryan. “Não é possível saber o que essas companhias fizeram com eles, porque o Google perdeu o controle sobre os meus dados assim que foram enviados.”

Um porta-voz do Google afirmou que a companhia não viu detalhes das informações repassadas por Ryan para o órgão regulador e que está cooperando com as investigações sobre seu negócio de publicidade. E garantiu que a companhia “não oferece anúncios personalizados nem envia solicitação de lances para compradores sem o consentimento dos usuários”.

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https://www.osul.com.br/o-google-e-acusado-de-repassar-dados-de-usuarios-secretamente-para-anunciantes/ Google é acusado de repassar dados de usuários secretamente para anunciantes 2019-09-05
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