Domingo, 04 de maio de 2025
Por Redação O Sul | 4 de maio de 2019
Em reunião no Palácio Piratini, o governador Eduardo Leite e o reitor da Uergs (Universidade Estadual do Rio Grande do Sul), Leonardo Beroldt, conversaram sobre possibilidades de parcerias entre o Executivo e a instituição. O foco da iniciativa são ações capzes de estimular a inovação e o desenvolvimento no Rio Grande do Sul.
Acompanhado do secretário Luís Lamb (Inovação, Ciência e Tecnologia), Leite ressaltou a importância da Universidade – fundada em 2001 – na formação de talentos e recursos humanos: “A nova economia precisa de incremento para se desenvolver, e nesse sentido a Uergs tem um bonito papel a cumprir neste processo”.
O reitor, por sua vez, relatou que já vem mantendo tratativas com o titular da pasta da Educação, Faisal Karam, com o objetivo de desenvolver um projeto que envolva o ensino continuado de professores da rede estadual.
“A gestão de Eduardo Leite é a primeira a assumir esse compromisso de investimento. A ideia é capacitar os profissionais do setor conforme as diretrizes da nova Base Nacional Comum Curricular”, frisou Beroldt.
Ele também já está em contato com a secretária da Saúde, Arita Bergmann, para investir em iniciativas voltadas para a capacitação de gestores dessa área. Isso se dá principalmente em âmbito municipal.
Além de apresentar um panorama dos serviços ofertados pela Uergs, o reitor mencionou algumas das principais demandas da instituição, que serão entregues em ofício ao governador. Ele estava acompanhado do diretor de Assuntos Institucionais da Universidade, Aaron Hengles.
A Uergs tem 24 unidades e ministra cursos de bacharelado, licenciatura e tecnólogo nas áreas das Ciências Humanas, da Vida e do Meio Ambiente, das Exatas e Engenharias, além de cursos de especialização e de mestrado.
Vagas de graduação
A Uergs ofertará 1620 vagas para ingresso na graduação em 2020. Para concorrer, os candidatos devem utilizar a nota obtida no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) no momento da inscrição no Sisu (Sistema Unificado de Seleção), em janeiro.
Neste ano, as inscrições para o Enem começam nesta segunda-feira e prosseguem até o dia 17 de maio, por meio do site www.enem.inep.gov.br.
A Uergs reserva metade das vagas para candidatos economicamente hipossuficientes, negros e índios (de acordo com a distribuição demográfica do Rio Grande do Sul), além de 10% para pessoas com deficiência.
As vagas são para cursos ofertados nas unidades em Alegrete, Bagé, Bento Gonçalves, Cachoeira do Sul, Caxias do Sul, Cruz Alta, Encantado, Erechim, Frederico Westphalen, Guaíba, Montenegro, Osório, Porto Alegre, Sananduva, Santa Cruz do Sul, Santana do Livramento, São Borja, São Francisco de Paula, São Luiz Gonzaga, Soledade, Tapes, Três Passos e Vacaria.
A relação de cursos e vagas foi definida no início de abril e publicada na Resolução 10/2019 do Conepe (Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão).
(Marcello Campos)