Terça-feira, 28 de outubro de 2025
Por Redação O Sul | 16 de março de 2020
Por precaução, o Itamaraty decidiu fechar o consulado brasileiro em Washington (Estados Unidos) por ao menos uma semana.
A esposa do encarregado brasileiro na embaixada, Nestor Forster, cujo exame para o coronavírus deu positivo, trabalha ali. Ela também é diplomata.
Cancelamento
A Embaixada dos Estados Unidos no Brasil cancelou, a partir desta terça-feira (17), as entrevistas rotineiras de visto de imigrante e não imigrante. O cancelamento vale para também para os consulados do país no Brasil. Segundo informou a embaixada nesta segunda (16), não existe uma data para que os atendimentos sejam retomados. A expectativa é retomá-los “o mais rápido possível”.
A embaixada esclareceu ainda que a taxa paga para solicitação de visto tem validade de um ano a partir da data do pagamento. Dessa forma, um novo agendamento poderá ser feito respeitando o prazo. Caso o viajante tenha um assunto urgente nos Estados Unidos e precise ir imediatamente para aquele país, a orientação é contatar a embaixada pelo e-mail: brazil_contactus+br+info+en@visaops.net.
As medidas foram tomadas em virtude da pandemia de coronavírus (Covid-19). São mais de 180 mil casos em todo o mundo, com o número de contaminações crescendo a cada dia. Países como Itália e Espanha decretaram quarentena para conter o ritmo de contaminações. Com isso, as pessoas só podem sair para comprar comida e medicamentos, ir ao hospital ou por causa de outras urgências.
Nos Estados Unidos, mais de 4,3 mil pessoas estão com o vírus. Os EUA já suspenderam a entrada de estrangeiros vindos de diversos países da Europa, bem como da China. A decisão foi tomada pelo presidente Donald Trump.
Casos no Brasil
O número de casos confirmados do novo coronavírus subiu de 200 para 234, segundo balanço divulgado pelo Ministério da Saúde nesta segunda-feira.
Os dados mostram que nas cidades de Rio de Janeiro e São Paulo há transmissão comunitária ou sustentada, quando há casos de pessoas que não viajaram e não têm vínculo com caso confirmado registrado.
Nos Estados da Bahia, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Rio de Janeiro há registro de transmissão local, que é um nível abaixo — quando alguém adquire o vírus sem ter viajado ao exterior, mas com contato com alguém confirmado. Ou seja, é possível fazer vínculo do caso.
O balanço representa um aumento no total de Estados com essa forma de transmissão – até domingo (15), eram apenas três (SP, RJ e BA).
A maior quantidade está em São Paulo, onde há 152 casos confirmados. Em seguida estão: Rio de Janeiro (31), Distrito Federal (13), Santa Catarina (7), Paraná (6), Rio Grande do Sul (6), Minas Gerais (5), Goiás (3), Bahia (2), Pernambuco (2), Mato Grosso do Sul (2), Amazonas (1), Rio Grande do Norte (1), Alagoas (1), Sergipe (1) e Espírito Santo (1).
Segundo o Ministério da Saúde, o número de pacientes com o novo coronavírus no País pode ser maior, já que mais Estados podem ainda atualizar registros no sistema.