Sexta-feira, 29 de março de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Política O governo de São Paulo pagou 85 mil reais para retratar José Serra

Compartilhe esta notícia:

O Palácio dos Bandeirantes não respondeu por quê a contratação da obra foi feita agora, oito anos após Serra sair do posto. (Foto: Reprodução)

O governo do Estado de São Paulo contratou por R$ 85 mil uma pintura em tela do ex-governador José Serra. A contratação – feita no dia 12 de março – foi publicada no Diário Oficial de quarta-feira. O artista responsável pela obra é Luiz Gregório Novaes Correia, o Gregório Gruber. Filho do pintor Mário Gruber, autor de retratos de outros ex-governadores, o artista experiente tem obras expostas em museus de Nova York, Washington e Londres.

Em nota, o Acervo Artístico-Cultural do Palácio dos Bandeirantes, responsável pela contratação da obra, disse o preço pago é compatível com o mercado e que a dispensa de licitação tem amparo legal, uma vez que o trabalho artístico é fornecido por “produtor exclusivo consagrado pela crítica com notória especialização”.

“O Palácio dos Bandeirantes é também uma Casa Museu, com exposições temporárias e permanentes, como é o caso das pinturas de ex-governadores, expostas ao público no primeiro andar”, diz. De acordo com o acervo, a pintura já está pronta e será inaugurada nos próximos dias. O contrato, porém, é de 170 dias, vigorando até o final de agosto. O governo não respondeu se outro serviço será feito nesse prazo.

Serra governou São Paulo de 2007 a abril de 2010, quando deixou o cargo para disputar as eleições presidenciais. O tucano chegou ao segundo turno, mas foi derrotado por Dilma Rousseff. O Palácio dos Bandeirantes não respondeu por quê a contratação da obra foi feita agora, oito anos após Serra sair do posto.

Gruber disse que o quadro mostra um “pedaço da bandeira de São Paulo e tem um detalhe curioso porque [Serra] é o único entre os outros governadores que aparece sorrindo”.

Ele ainda comenta a reação de pessoas para quem já mostrou a obra. “Foi o comentário das pessoas do Palácio. As pessoas diziam: nossa, ele é uma pessoa tão séria, mas o retrato transmite um outro lado. Da minha parte, eu faço uma criação independente da foto, né. A foto é uma coisa fria, que na minha visão, não vale para ser o retrato”.

O artista, que retratou os também tucanos Cláudio Lembo e Alberto Goldman, é conhecido pelas pinturas de paisagens. Gregório é filho de outro conhecido do Palácio, Mário Gruber, que foi chamado pelo ex-governador Paulo Egydio (75-79) para registrar em óleo sobre tela 13 chefes do executivo paulista – entre eles, Adhemar de Barros, Carvalho Pinto, Paulo Maluf e Jânio Quadros.

Lembo e Goldman posaram para Gruber. Com Serra, o ritual não se repetiu. Ele teve de se basear em uma foto oficial fornecida pelo governo. “Da minha parte, eu queria que ele tivesse posado. Eu gosto do contato, mas as pessoas de cima que decidem”.

“Como ele tá saindo do forno, eu custo para assimilar como foi, como as pessoas vão receber, posso falar que fiquei orgulhoso do Goldman e do Lembo, mas o Serra, por ser uma encomenda de retrato, ainda não tenho minha avaliação precisa para te falar”, diz, evitando avaliações.

O artista evita avaliar a gestão de seus retratados. “Realmente, para fazer o retrato, a gente tem um pouco se esvaziar de informações. Não levei em conta nada que fosse a coisa em si”. “Tive que fazer uma neutralização da parte política porque tinha que concentrar em uma coisa muito voltada para a arte e a comunicação”, conta.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

Denúncias contra Alckmin e Aécio enfraquecem o PSDB
A força de Lula em Pernambuco trava uma adesão do PSB a Joaquim Barbosa
https://www.osul.com.br/o-governo-de-sao-paulo-pagou-85-mil-reais-para-retratar-jose-serra/ O governo de São Paulo pagou 85 mil reais para retratar José Serra 2018-04-20
Deixe seu comentário
Pode te interessar