Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
19°
Partly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Colunistas O governo do Estado quer votar na próxima terça-feira o empréstimo do décimo-terceiro

Compartilhe esta notícia:

A abertura será feita pelo Presidente da Assembleia Legislativa do RS, deputado Gabriel Souza. (Foto: Divulgação)

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul. O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

Foi arrojada a iniciativa do governo do Estado, ao levar ontem à Assembléia Legislativa o projeto que permite que o valor equivalente ao 13º salário de 2017 esteja disponível aos servidores integralmente até 20 de dezembro deste ano, sob a forma de operação de crédito.

A antecipação é facultativa e as despesas bancárias serão compensadas pela indenização. Para os servidores que não quiserem fazer o empréstimo, o pagamento do 13º salário será realizado pelo Estado em 12 parcelas mensais, a partir de janeiro. O montante será acrescido de indenização. O percentual proposto é de 1,42% ao mês, proporcional a cada dia de atraso. Ontem à tarde, o líder do governo, deputado Gabriel Souza (PMDB) informou à Coluna que está praticamente fechado o acordo para votar o projeto na terça-feira, dia 19.

Presidente da OAB gaúcha diz que os poderes falharam no País

O presidente da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) no Rio Grande do Sul, Ricardo Breier, convocou ontem os advogados a exercerem um papel de protagonismo no País, “diante da crise das instituições que fracassaram: o Legislativo, o Executivo e a crise do Judiciário, que não consegue cumprir sua obrigação jurisdicional”. Ele destacou o trabalho em busca de garantir as prerrogativas dos advogados. O forte pronunciamento do presidente da Ordem foi feito durante a solenidade de juramento e posse dos novos advogados gaúchos.

Breier disse que este é o momento de retomada do papel de protagonismo da OAB, exercido em momentos decisivos do País, como as Diretas Já, e a promulgação da nova Constituição Federal em 1988, dentre outros. Ele anunciou que, por iniciativa do presidente nacional da Ordem, o advogado gaúcho Claudio Lamachia, a entidade informará aos cidadãos, no próximo ano, dados sobre os candidatos a cargos eletivos, tornando pública a ficha de cada um, de forma transparente.

CEEE atrai ódio dos gremistas e secadores

Exatamente no horário da partida de futebol entre Grêmio e Pachuca, válida pela semifinal do Campeonato Mundial Interclubes, a CEEE (Companhia Estadual de Energia Elétrica) deixou sem luz milhares de domicílios em Porto Alegre. A falha chamou a atenção, porque não ocorreu qualquer fenômeno climático anormal a justificá-la.

Muda exigência para delegado de polícia

A Assembléia Legislativa aprovou ontem um projeto que altera detalhes de ingresso na carreira de delegado de polícia e nas carreiras de inspetor e de escrivão. A proposta inclui, dentre os requisitos para a investidura no cargo de delegado, três anos de prática jurídica ou policial, assegurando-se a participação da OAB em todas as etapas do concurso público.

Marchezan derrotado na Justiça: IPTU fora da pauta

Persistente, o vereador Mauro Zacher (PDT) anunciou ontem à tarde à Coluna a concessão de medida liminar que retira da pauta da Câmara Municipal de Porto Alegre a votação, neste ano, do projeto do Executivo que altera os valores do IPTU de 2018, sob a alegação de que a mesma proposta não poderia ser reapresentada nesta legislatura, depois de ter sido derrotada em votação anterior.

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul.
O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Colunistas

No limite
Devagar, parando
https://www.osul.com.br/o-governo-do-estado-quer-votar-na-proxima-terca-feira-o-emprestimo-do-decimo-terceiro/ O governo do Estado quer votar na próxima terça-feira o empréstimo do décimo-terceiro 2017-12-12
Deixe seu comentário
Pode te interessar