Quarta-feira, 29 de outubro de 2025
Por Redação O Sul | 6 de junho de 2017
Nessa terça-feira, o governo do Rio Grande do Sul pagou mais 700 reais por matrícula de servidores ativos, inativos e pensionistas. Com esse depósito, 82% dos funcionários públicos vinculados ao Poder Executivo do Estadual estão com o salário de maio integralizado. No Magistério, por sua vez, esse índice chega a 96%, ou seja, quase a totalidade.
A esse valor se somam os 4 mil reais líquidos já creditados pela Secretaria Estadual da Fazenda no dia 31 de maio. No site do governo gaúcho, a informação oficial é de que o valor estaria disponível nas contas bancárias a partir do início da noite dessa terça-feira.
Para depositar 4,7 mil reais líquidos por matrícula, a Fazenda precisou reunir, até o momento, 927,3 milhões de reais de uma folha que fechou o mês de maio em 1,139 bilhão de reais – excetuando-se os compromissos com as consignações e os tributos.
Também na virada do mês, foi repassada a sexta parcela do décimo-terceiro salário de 2016, o que representou outros 102 milhões de reais.
Na última sexta-feira, o Tesouro do Estado pagou de forma integral os salários para os servidores das fundações (celetistas), totalizando 24,6 milhões de reais. Ainda segundo o Palácio Piratini, está mantida a previsão de se concluir o pagamento da folha do funcionalismo até o dia 13 de junho, ou seja, já na próxima terça-feira.
Posse
O auditor fiscal Elói Stertz é o novo subsecretário do Tesouro do Estado. A posse ocorreu nessa terça-feira. Responsável pela gestão das finanças públicas, o órgão atua diretamente em temas como controle das despesas, programas de qualidade do gasto, busca de novas fontes de financiamento e discussões da dívida com a União e organismos financeiros. Nos últimos três anos, ele vinha atuando como subsecretário-adjunto responsável pela área financeira.
Stertz frisou que o seu maior objetivo no serviço público é fazer a diferença na vida dos cidadãos. “É preciso ter credibilidade e transparência”, afirmou. “O meu maior desejo é que, em um futuro próximo, as finanças públicas sejam compreendidas pela sociedade, que os números estejam expostos para que todos compreendam como cada centavo do seu imposto foi gasto.”
O cargo estava vago desde janeiro deste ano, quando Leonardo Busatto desligou-se da função para assumir a Secretaria da Fazenda de Porto Alegre. Advogado com especialização em Gestão Pública e Sistemas de Informação, Stertz é representante oficial do Estado no Grupo de Gestores das Finanças Estaduais desde 2014. Ele também integra, há três anos, o Comitê de Gerenciamento Estratégico da Dívida Pública Estadual.