Domingo, 05 de maio de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
24°
Mostly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil O governo federal exonerou o número 2 de Regina Duarte na secretaria especial da Cultura

Compartilhe esta notícia:

Quem começa a seguir a conta da atriz na rede social recebe um alerta. (Foto: Antônio Cruz/Agência Brasil)

O advogado Pedro Horta, um dos poucos nomes que Regina Duarte conseguiu emplacar na secretaria especial da Cultura, foi exonerado do cargo de secretário especial adjunto. A demissão assinada pelo ministro da Casa Civil, Walter Braga Netto, foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União na sexta-feira (15).

Nomeado no fim de abril para o segundo posto da hierarquia da pasta comanda por Regina, Horta estava há pouco mais de duas semanas no cargo. Antes, ele atuava como chefe de gabinete da atriz no órgão. Ainda não foi definido um substituto.

A mesma edição extra do Diário Oficial da União trouxe ainda a demissão de Marcus Flavio Oliveira da coordenadoria-geral de projetos especiais da secretaria da Cultura. A portaria foi assinada pelo ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio. Procurados, os ministérios do Turismo e da Cidadania, órgãos aos quais a Cultura está subordinada, ainda não retornaram os questionamentos da reportagem.

Regina Duarte também não se pronunciou sobre as demissões até o momento. Na manhã deste sábado, ela publicou em uma rede social uma mensagem afirmando que está sendo vítima de “matérias tendenciosas, maldosas, fakes, venenosas”. Porém, ela não identifica quem seriam os autores desses ataques.

A demissão de Pedro Horta foi comemorada pela militância bolsonarista nas redes sociais. Grupos ligados ao ideólogo Olavo de Carvalho estão promovendo uma campanha de fritura de Regina Duarte dentro do governo. Eles vêm pedindo a demissão da atriz, pois acreditam que ela estaria levando “infiltrados da esquerda” para dentro do governo do presidente Jair Bolsonaro.

Vista por pessoas ligadas à Cultura como nome influente nas nomeações da pasta desde a gestão de Roberto Alvim, a apoiadora de Bolsonaro Geralda Gonçalves (conhecida como Geigê), publicou uma mensagem em tom provocativo sobre a saída de Horta: “Bom dia! Menos um traíra#ReginaPedePraSair”, escreveu.

As demissões ocorrem uma semana após a reunião que Regina teve com o presidente Jair Bolsonaro e que havia amenizado a tensão entre ambos momentaneamente.

Reação de artistas

Durante uma live realizada pelo jornal paraense O Liberal, a cantora Gretchen soltou o verbo e falou o que pensa sobre a postura de Regina Duarte, secretária especial de Cultura do governo Bolsonaro, após a entrevista que deu para CNN Brasil.

Sem papas na linguá, a rainha do bumbum reprovou a postura Regina, que minimizou as mortes pela ditadura militar e se irritou ao ouvir uma declaração de Maitê Proença sobre seu trabalho na política.

Na transmissão ao vivo, Gretchen disse ter ficado chocada com o posicionamento de Regina Duarte. “Engraçado que nós estávamos assistindo ao vivo na hora que aconteceu e fiquei chocada. Porque a gente nunca imagina a Regina Duarte daquele jeito. A gente sempre a viu em papéis doces, a gente imaginava que ela era uma pessoa doce”, disse a artista.

E continuou a sua indignação com a atriz dizendo que a secretária de Bolsonaro desrespeitou a classe artística e torce por mudanças na pasta para o bem do setor cultural. “Ela só revelou a verdadeira personalidade dela e desrespeitou completamente a classe artística. Só lamento que a gente tenha uma secretária de cultura assim. Esperamos que as coisas mudem, a gente está sempre esperando que as coisas mudem, a gente está sempre esperando que as coisas mudem. A gente é brasileiro e não desiste nunca”, concluiu Gretchen.

 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

O vice-presidente Hamilton Mourão faz teste para o coronavírus e entra em isolamento
Bolsonaro volta a criticar o isolamento social contra o coronavírus
https://www.osul.com.br/o-governo-federal-exonerou-o-numero-2-de-regina-duarte-na-secretaria-especial-da-cultura/ O governo federal exonerou o número 2 de Regina Duarte na secretaria especial da Cultura 2020-05-16
Deixe seu comentário
Pode te interessar