Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
26°
Partly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil O governo federal nomeou um diretor ligado a “combate à ideologia” para o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais, o Inep

Compartilhe esta notícia:

A diretoria é diretamente responsável pelo Enem. (Foto: Arquivo/Agência Brasil)

O governo de Jair Bolsonaro nomeou nesta quinta-feira (17), Murilo Resende Ferreira para a Daeb (Diretoria de Avaliação da Educação Básica do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais), diretoria que é diretamente responsável pelo Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). A nomeação foi publicada no DOU (Diário Oficial da União).

Ferreira, de 36 anos, é doutor em Economia pela FGV (Fundação Getulio Vargas) e teve o nome indicado por integrantes do movimento Escola Sem Partido, o qual ele também apoia.

Em uma audiência pública no Ministério Público Federal, em 2016, sobre “Doutrinação Político-Partidária no Sistema de Ensino” ele afirmou que professores brasileiros são desqualificados e manipuladores, que tentam roubar o poder da família praticando a “ideologia de gênero”.

O novo coordenador do Daeb é professor universitário em Goiás e foi aluno do curso online de Olavo de Carvalho.

Indicação

No dia em que seu nome foi indicado para assumir a Daeb, Ferreira teve o nome questionado por educadores e fundações educacionais que, além de manifestarem preocupação com as posições educacionais do indicado, também apontaram a falta de experiência em educação.

Bolsonaro defendeu a indicação de Ferreira pelo Twitter. “É doutor em Economia pela FGV” e “seus estudos deixam claro a priorização do ensino ignorando a atual promoção da “lacração”, ou seja, enfoque na medição da formação acadêmica e não somente o quanto ele foi doutrinado em salas de aula”.

Em seguida, seu filho, Eduardo Bolsonaro, completou que os alunos não precisarão mais saber “sobre feminismo, linguagens outras que não a língua portuguesa ou História conforme a esquerda” já que o Enem estará “sob a égide de pessoas da estirpe de Murilo Resende”.

Inep orienta estudante a recuperar a senha do Enem com antecedência

Nesta sexta-feira (18), o Inep divulgará os resultados individuais do Exame Nacional do Ensino Médio. Para evitar contratempos e garantir o acesso às notas assim que forem liberadas, a autarquia orienta que os participantes que não se lembram da senha cadastrada façam o processo de recuperação com antecedência.

Basta acessar a “Página do Participante do Enem” e clicar no campo “Esqueci minha senha”. O estudante deverá, então, confirmar o e-mail cadastrado no sistema para receber uma senha temporária.

Quem esqueceu a senha e também não tem acesso ao e-mail cadastrado tem a opção de informar novos contatos para receber a senha temporária. Em ambos os casos é preciso informar o CPF e responder ao desafio de figuras que aparecerá na tela. O Inep disponibilizou um passo a passo para o caso de dúvida.

As notas do Enem serão divulgadas também na Página do Participante e no aplicativo oficial do Enem. Os mais de 4,1 milhões de participantes terão acesso a quanto obtiveram em cada uma das provas: linguagens, ciências humanas, ciências da natureza, matemática e redação.

O Enem foi aplicado nos dias 4 e 11 de novembro de 2018. Desde o dia 14 de novembro, estão disponíveis as provas e os gabaritos oficiais. Também estão disponíveis vídeos com os enunciados e as opções de respostas da videoprova em Língua brasileira de sinais (Libras).

O Inep divulgará, no dia 18 de março, o espelho da redação, ou seja, detalhes da correção dessa prova. Isso é feito após os processos seletivos dos programas federais. A correção tem função apenas pedagógica e não é possível interpor recurso.

A nota dos treineiros, aqueles que ainda não concluíram o ensino médio e fizeram a prova apenas para testar os conhecimentos também será divulgada no dia 18 de março.

Com o Enem, os estudantes poderão concorrer a vagas no ensino superior público pelo Sistema de Seleção Unificada, a bolsas em instituições privadas, pelo Programa Universidade para Todos, e participar do Fundo de Financiamento Estudantil.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

O escritor Olavo de Carvalho chamou parlamentares do PSL de palhaços por ida à China e negou ser guru do governo
Para ter uma arma em casa, o gasto mínimo é de 3,7 mil reais
https://www.osul.com.br/o-governo-federal-nomeou-um-diretor-ligado-a-combate-a-ideologia-para-o-instituto-nacional-de-estudos-e-pesquisas-educacionais-o-inep/ O governo federal nomeou um diretor ligado a “combate à ideologia” para o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais, o Inep 2019-01-17
Deixe seu comentário
Pode te interessar