Domingo, 12 de maio de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil O governo federal vai propor o desconto de 60% na dívida dos Estados

Compartilhe esta notícia:

Segundo interlocutores, o ministro da Fazenda considera, porém, que três anos são insuficientes para conter a dívida (Foto: ABr)

Em reunião com os governadores nesta quinta-feira, o governo federal deve oferecer um desconto de 60% nas parcelas da dívida dos Estados até o fim do ano. Trata-se de uma contraproposta – e também uma trégua – aos gestores regionais, que defendem a interrupção por dois anos no pagamento dos débitos com a União.

As pendências financeiras, que já vinham crescendo de forma considerável, se agravaram desde o ano passado. Com a queda das receitas em meio à crise econômica, muitos Estados se viram sem recursos até para pagar salários integrais (a exemplo de Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro) e foram pedir ajuda ao Executivo federal.

Antes de seu afastamento, a presidenta Dilma Rousseff costurou um acordo prevendo 40% de abatimento nas parcelas por dois anos e um alongamento de 20 anos no prazo. Mas os Estados teriam que cortar gastos e não poderiam fazer novos empréstimos, exigência que inviabilizou o acerto, considerado duro pelos governadores.

Acordo emergencial

A equipe do ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, propõe agora um acordo emergencial, que tem chances de ser aprovado rapidamente no Congresso Nacional. A pressa decorre do prazo dado pelo STF (Supremo Tribunal Federal) para ambas as partes se entenderem sobre o assunto. (AE)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Quase 46 milhões de pessoas vivem em regime de escravidão no mundo, diz relatório
A segurança da Presidência manda cercar o entorno da casa de Michel Temer em São Paulo
https://www.osul.com.br/o-governo-federal-vai-propor-o-desconto-de-60-na-divida-dos-estados/ O governo federal vai propor o desconto de 60% na dívida dos Estados 2016-06-01
Deixe seu comentário
Pode te interessar