Terça-feira, 30 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
21°
Thunderstorm

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo O governo norte-americano quer mandar o homem de volta à lua após 45 anos da última missão

Compartilhe esta notícia:

Última missão foi em 1972; Governo dos EUA garantiu que, agora, irão até 'Marte e além'. (Foto: Reprodução)

O vice-presidente dos Estados Unidos, Mike Pence, afirmou nesta semana que o governo americano pretende enviar humanos de volta à superfície da Lua. Em um discurso ao Conselho do Espaço Nacional, o vice de Donald Trump disse que considera o satélite um “degrau” para a exploração mais ampla do Sistema Solar.

Nós mandaremos de novo astronautas à Lua. Não só para deixar pegadas e bandeiras, mas para construir as bases que precisamos para enviar os americanos para Marte e além”,  enfatizou Pence, recebendo muitos aplausos.

Pence destacou que política espacial dos EUA perdeu a sua vantagem e precisa se reafirmar. Ele já havia dito algo semelhante quando visitou o Centro Espacial Kennedy, em julho, mas, na ocasião, o político foi menos específico quando a possíveis missões em solo lunar.

O discurso dá pistas de qual direção a Nasa deve tomar após a Casa Branca finalmente indicar o novo administrador do órgão. Tudo indica que o escolhido de Trump para o cargo é o republicano Jim Bridenstine, de Oklahoma, mas isso ainda não foi confirmado pelo Senado.

“O presidente nos encarregou de estabelecer as bases para que os Estados Unidos mantenham uma presença humana comercial constante na órbita terrestre. A partir daí, voltaremos nossa atenção para nossos vizinhos celestiais”,  disse Pence, durante seu discurso, realizado no Museu Nacional Smithsonian do Ar e do Espaço, no estado da Virginia.

No entanto, o vice-presidente não apresentou um cronograma ou números sobre financiamento.

O presidente da administração anterior, Barack Obama, rejeitou a Lua como destino de retorno. “Nós já estivemos lá”, dizia ele, sem rodeios, durante seu governo.

Obama orientou à Nasa que buscasse uma rota mais direta para o Planeta Vermelho, estabelecendo o projeto de “enviar humanos para orbitar Marte e devolvê-los com segurança à Terra” em meados dos anos 2030.

O ex-presidente aprovou o desenvolvimento de um grande foguete, o Space Launch System, e uma cápsula espacial chamada Orion. No entanto, um projeto para usar esses sistemas, quando eles se tornarem disponíveis, foi imediatamente descartado quando Donald Trump assumiu o poder.

Em vez disso, a Nasa começou recentemente a analisar a viabilidade de construir um tipo de estação espacial lunar, que tem sido chamada de Deep Space Gateway. Este seria um campo de testes para os astronautas e seus equipamentos à medida que se afastam da Terra e da Estação Espacial Internacional de baixa órbita.

Parceiros internacionais, como Rússia, Europa e Canadá, foram convidados a pensar sobre as tecnologias com as quais poderiam contribuir.

O administrador em exercício da Nasa, Robert Lightfoot, confirmou a intenção por meio de um comunicado: “A Nasa foi direcionada para desenvolver um plano de um programa inovador e sustentável de exploração com parceiros comerciais e internacionais que permita a expansão humana através do Sistema Solar, retornando o homem à Lua, para exploração e utilização a longo prazo, seguidas de missões humanas para Marte e outros destinos”

A última missão que levou astronautas para a Lua foi a Apollo 17, em 1972, na qual Eugene Cernan e Harrison Schmitt passaram 75 horas sobre a superfície lunar. Foi a sexta e última missão.

E foi nesta ocasião que foi tirada a amplamente divulgada foto que mostra a Terra como uma pequena bola azul. Na imagem, aparece o disco azulado do planeta de forma nítida, e ela teve um impacto muito grande para o fortalecimento de uma cultura ecológica nos anos posteriores.

Com o aperto dos orçamentos, a Nasa foi instruída pelo então presidente dos EUA, Richard Nixon, a direcionar seus futuros esforços para longe da Lua.

 

 

 

 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Polícia suspeita que presidente do Tribunal de Contas da União tenha ajudado empreiteira
Número de cidades gaúchas afetadas pela chuva sobe para 55
https://www.osul.com.br/o-governo-norte-americano-quer-mandar-o-homem-de-volta-a-lua-apos-45-anos-da-ultima-missao/ O governo norte-americano quer mandar o homem de volta à lua após 45 anos da última missão 2017-10-07
Deixe seu comentário
Pode te interessar