Segunda-feira, 20 de outubro de 2025
Por Redação O Sul | 14 de dezembro de 2019
Na tarde desse sábado, a direção do Grêmio confirmou oficialmente a venda do meia-atacante Luan ao Corinthians, por 5 milhões de euros (R$ 22,7 milhões). Esse valor será pago pelo clube paulista por 50% dos direitos do meia-atacante – a outra metade segue sendo da agremiação gaúcha. O atleta de 26 anos estava no Tricolor gaúcho desde 2013, oriundo do Catanduvense-SP, e chegou a vestir a camisa da Seleção Brasileira em duas partidas de 2017.
Além de quatro anos de contrato com o camisa 7, a negociação também prevê que o Corinthians quitará junto ao Bahia o saldo devedor referente ao lateral-esquerdo Juninho Capixaba, cujos direitos pertencem ao time alvinegro. O jogador está emprestado ao Grêmio desde julho do ano passado e, segundo informações extraoficiais, não deve ter o seu contrato renovado.
“Estou muito feliz, é a realização de um sonho de criança poder vestir essa camisa”, declarou Luan ao site oficial do Corinthians. “Espero corresponder todo o carinho que tenho recebido já nas redes sociais, nas ruas e na própria Arena Corinthians. Chego com muita expectativa e vontade de dar alegria ao torcedor corintiano. Sou mais um ‘louco’ do bando. Vai, Corinthians!”.
Uma nota de agradecimento para o jogador foi postada neste sábado na conta do clube no Twitter: “Luan, obrigado por todos os gols, assistências, títulos e suor que dedicaste ao Tricolor enquanto vestiu o nosso manto. Desejamos força nos próximos desafios da tua carreira!”.
A transação era dada como certa desde a noite da última quarta-feira por sites especializados e outros veículos da imprensa. O presidente gremista Romildo Bolzan chegou a rebater cogitações de nomes supostamente cotados para uma inclusão no negócio com o Corinthians. “Clayson não me agrada nem um pouquinho”, disse ele aos ser questionado sobre um dos jogadores que poderiam entrar nas tratativas, por exemplo.
Entrevistado pela Rádio Grenal (95.9 FM), o cartola do Timão paulista, Andrés Sanchez, reagiu de forma negativa à declaração do colega gaúcho. : “Ele nem falou comigo e fica dando essas m* de entrevista!”. Polêmicas à parte, o fato é que na sexta-feira fontes ligadas à Arena davam conta do acerto, restando apenas a assinatura de contrato.
Conquistas
Nascido em São José do Rio Preto (SP) e revelado no futebol em Tanabi, Luan chegou ao Grêmio em 2013, ainda para as categorias de base. No ano seguinte, foi promovido aos profissionais. Desde então, foram seis títulos conquistados com o time gaúcho: Copa do Brasil de 2016, Copa Libertadores da América de 2017, Recopa Sul-Americana de 2018, Campeonato Gaúcho de 2018 e 2019 e Recopa Gaúcha de 2019.
Em 2017, foi eleito o melhor jogador das Américas e também esteve na seleção do prêmio “ESPN Bola de Prata Sportingbet” como um dos melhores segundos-atacantes em atividade no País na época. Ultimamente, porém, uma série de lesões impediu que ele mantivesse o mesmo desempenho, perdendo a titularidade no time comandado por Renato Portaluppi
Nota oficial
A saída de Luan foi formalizada às 15h pela direção do Tricolor gaúcho, por meio do site oficial www.gremio.net. Na mensagem, o clube relata que chegou a tentar a permanência do meia-atacante e agradece pelos serviços prestados, além de desejar êxito ao atleta em sua nova etapa de carreira.
“Considerando que restou fracassada a tentativa de prorrogação do contrato do atleta em razão de manifestação expressa e escrita do mesmo e de seu representante; a comunicação clara e formal ao Clube do desejo de sair por considerar o seu ciclo aqui encerrado, o prazo de vigência de apenas mais um ano do contrato (…) e os riscos que o Grêmio corre em face da legislação brasileira que regula a matéria, o Grêmio comunica a venda nas seguintes condições: pagamento de 5 milhões de euros à vista, correspondendo a 50% dos direitos econômicos do atleta e a quitação pelo Corinthians do saldo devedor do atleta Juninho Capixaba. O Grêmio agradece os anos de trabalho de Luan, suas e nossas conquista,s e deseja-lhe sorte na vida pessoal e desportiva”, detalha o texto.