Terça-feira, 23 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Economia IBGE prevê crescimento da safra brasileira de grãos este ano

Compartilhe esta notícia:

A área a ser colhida foi estimada em 62,3 milhões de hectares, 2,2% maior que a do ano passado. (Foto: Licia Rubinstein/Agência IBGE)

A safra nacional de grãos deve chegar a 231,5 milhões de toneladas em 2019, de acordo com a estimativa de abril do Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA), divulgado nesta quarta-feira (9) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Esse resultado representa um aumento de produção de 0,6% em relação a previsão anterior e de 2,2% na comparação com a safra de 2018.

Já a área a ser colhida foi estimada em 62,3 milhões de hectares, 2,2% maior que a do ano passado (mais 1,4 milhão de hectares) e 0,1% menor do que a divulgada em março (menos 48,9 mil hectares).

Segundo o gerente da pesquisa, Carlos Antônio Barradas, o aumento de produção mostrado na quarta estimativa em relação à anterior (feita em março), deve-se ao crescimento de vários produtos como o milho (alta de 0,6%, totalizando 91,6 milhões de toneladas), a soja (alta de 0,1%, totalizando 112,6 milhões de toneladas) e os cereais de inverno: trigo (alta de 7,1%, totalizando 5,5 milhões de toneladas), aveia (alta de 4,2%, totalizando 795,5 mil toneladas) e cevada (alta de 14,9%, totalizando 357,4 mil toneladas).

O arroz, o milho e a soja representam 92,8% da estimativa da produção e respondem por 87,3% da área a ser colhida. Em relação a 2018, houve aumento de 4,8% na área do milho e de 2,0% na da soja, e queda de 10,0% na área de arroz. Já na produção, ocorreram quedas de 4,4% para a soja e de 10,6% para o arroz, e aumento de 12,6% para o milho.

Barradas comenta que o clima continua bom o que favoreceu, por exemplo, a segunda safra do milho com um crescimento importante da produção. “O otimismo em relação ao clima também contribuiu para essa estimativa de aumento de produção dos cereais de inverno. Como em algumas regiões produtoras de trigo houve a colheita antecipada da soja, pode ser que aumente a janela de plantio desses cereais”, completa.

A produção de cereais, leguminosas e oleaginosas apresentou a seguinte distribuição regional: Centro-Oeste (103,7 milhões de toneladas), Sul (77,4 milhões de toneladas), Sudeste (22,0 milhões de toneladas), Nordeste (19,0 milhões de toneladas) e Norte (9,3 milhões de toneladas). Em relação a 2018, ocorreram aumentos de 4,4% na Região Norte, 2,7% na Região Centro-Oeste e de 3,9% na Região Sul, e quedas de 4,0% na Região Sudeste e de 0,7% na Região Nordeste.

A produção de algodão herbáceo também foi destaque, com alta de 1,8% em relação a estimativa de março, totalizando 6,4 milhões de toneladas, recorde da série histórica do IBGE. “A produção de algodão teve um crescimento muito forte em função dos preços e do aumento de área e dos bons lucros do ano anterior. O produtor ganhou dinheiro, os preços se mantiveram, então eles aumentaram a área de plantio”, explica Barradas.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Economia

Vendas no varejo têm alta de 0,3% em março no Brasil
CNA participa de encontros no Japão para abrir novos mercados aos produtos do agro
https://www.osul.com.br/o-ibge-preve-crescimento-da-safra-brasileira-de-graos-este-ano-serao-231-milhoes-de-toneladas/ IBGE prevê crescimento da safra brasileira de grãos este ano 2019-05-10
Deixe seu comentário
Pode te interessar