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Geral O iFood é multado em 2 milhões e meio de reais por fraudes na maquininha e cobranças abusivas de entregadores

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iFood é líder no mercado de entrega de alimentos e refeições no Brasil. (Foto: Divulgação)

O Procon multou o Ifood em R$ 2,5 milhões por fraudes na cobrança de taxas pelos entregadores e cláusulas abusivas no contrato com clientes que recebem pedidos em São Paulo. Segundo o Procon, a empresa já foi notificada por não zelar pela segurança dos consumidores e por má prestação de serviços, além de outras infrações ao Código de Defesa do Consumidor.

Processo administrativo

A multa de R$ 2,52 milhões foi aplicada por meio de processo administrativo e a empresa tem o direito à defesa. O iFood informou, por meio de nota, que não recebeu a “autuação com imposição de multa do Procon-SP e diz que a prática fraudulenta da maquininha afeta tanto os consumidores quando o iFood”.

Dezenas de denúncias

O Procon diz ter recebido dezenas de denúncias de consumidores que reclamaram terem sido vítimas de golpes aplicados por entregadores do iFood, que cobraram valores superiores aos efetivamente devidos.

A empresa responde pelos atos de seus prepostos, não importa que os entregadores não sejam seus funcionários; ela deve se responsabilizar pelos seus representantes”, afirmou Fernando Capez, secretário de defesa do consumidor do Estado de São Paulo.

Cláusulas abusivas e ilegais

Além dessa prática, o iFood permitiu também aos fornecedores parceiros a imposição de valor mínimo para finalização do pedido e não informa sobre a quantidade de alimentos oferecidos e entregues.

Segundo o Procon, a Ifood insere em seu contrato cláusulas abusivas e ilegais, como a afirmação de que “não se responsabiliza pela prestação do serviço contratado pelo consumidor” e que poderá alterar os termos do contrato de forma unilateral.

Leia a nota do iFood na íntegra

O iFood informa não ter recebido a autuação com imposição de multa do Procon-SP. É importante ressaltar que a prática fraudulenta da maquininha afeta tanto os consumidores quanto o iFood, que, em apoio aos clientes, após análise, faz o ressarcimento mesmo diante de fraudes aplicadas por meio de aparelhos de pagamento que não pertencem à empresa. Por meio de notificações, o iFood orienta os clientes a não aceitar cobrança de valores adicionais na entrega e informa a confirmação de pagamento via app”, diz o texto. As informações são do portal de notícias G1.

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