Sexta-feira, 01 de agosto de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo O Japão é o segundo país a confirmar uma morte por coronavírus fora da China

Compartilhe esta notícia:

A vítima era uma mulher de 80 anos vivendo na prefeitura de Kanagawa. (Foto: Reprodução)

O Japão confirmou nesta quinta-feira (13) a primeira morte provocada pelo novo coronavírus, disse o ministro da Saúde Katsunobu Kato. A vítima era uma mulher de 80 anos vivendo na prefeitura de Kanagawa, que faz fronteira com Tóquio, disse Kato em entrevista coletiva.

É a primeira morte em solo japonês, embora um cidadão do país já tenha morrido em Wuhan, cidade epicentro da epidemia, na China.

Escalada no Japão

Um motorista de táxi em Tóquio testou positivo para o coronavírus, informou a TV pública da NHK, marcando uma nova disseminação da doença no país.

A emissora disse que o Ministério da Saúde estava tentando traçar a rota do contágio, acrescentando que o motorista disse que havia transportado passageiros que pareciam chineses. Não há informações sobre a saúde do taxista, que teria 70 anos.

A NHK também informou que um médico no Japão central deu positivo para o vírus.

Mais tarde na quinta, o primeiro-ministro Shinzo Abe disse que o gabinete decidirá nesta sexta-feira (14) gastar 10,3 bilhões de ienes (US $ 95 milhões) da reserva orçamentária para responder ao coronavírus.

Com o Japão, um dos países mais afetados fora da China, a disseminação do vírus levantou preocupações sobre o possível impacto nos Jogos Olímpicos de Verão, que serão realizados em Tóquio a partir de 24 de julho.

O presidente das Olimpíadas de Tóquio 2020, Yoshiro Mori, repetiu nesta quinta-feira que os Jogos iriam adiante como planejado.

Cruzeiro

Exames laboratoriais confirmaram 44 novos casos de contaminação com Covid-19 entre pessoas em quarentena a bordo de um cruzeiro de luxo na costa do Japão, anunciou nesta quinta o ministro da Saúde japonês, Katsunobu Kato.

Kato informou que foram realizados 221 novos exames de laboratório entre os passageiros do Diamond Princess, sendo que 44 foram diagnosticados com o coronavírus, elevando a 218 o número de casos de contaminação nessa embarcação que está ancorada perto de Tóquio.

Dos 44 casos novos, 43 são passageiros e um é membro da tripulação do navio.

O Diamond Princess está em quarentena desde que chegou à costa japonesa na segunda-feira (3) da semana passada, após o vírus ser detectado em um passageiro que desceu do navio no mês passado em Hong Kong.

Quando o barco chegou ao Japão, as autoridades examinaram inicialmente cerca de 300 das 3.711 pessoas a bordo, levando em seguida para hospitais da região aquelas portadoras do vírus.

Nos últimos dias, os exames passaram a ser realizados naqueles com novos sintomas ou que tiveram contato próximo com outros passageiros ou tripulantes infectados.

Os que permanecem no navio foram orientados a permanecer dentro de suas cabines, com permissão apenas para circular brevemente nas áreas abertas, utilizando máscaras de proteção e mantendo distância de outras pessoas.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

O coronavírus fará a demanda mundial por petróleo cair pela primeira vez em mais de dez anos
Lula se encontra com o papa Francisco no Vaticano
https://www.osul.com.br/o-japao-e-o-segundo-pais-a-confirmar-uma-morte-por-coronavirus-fora-da-china/ O Japão é o segundo país a confirmar uma morte por coronavírus fora da China 2020-02-13
Deixe seu comentário
Pode te interessar