Terça-feira, 07 de maio de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo O Japão montará grandes centros de vacinação em Tóquio e Osaka para garantir que pelo menos os idosos estejam vacinados até o final de julho

Compartilhe esta notícia:

As aprovações devem acelerar a vacinação no país, que ainda caminha a passos lentos. (Foto: Reprodução)

O Japão montará grandes centros de vacinação em Tóquio e Osaka no fim de maio para acelerar a campanha de imunização contra a covid-19. O objetivo da medida é garantir que pelo menos os idosos estejam vacinados até o final de julho.

O secretário-chefe de gabinete, Katsunobu Kato, disse que o centro de vacinação em Tóquio será montado em um prédio do governo no dia 24 de maio. As Forças de Autodefesa enviarão médicos e enfermeiras para aplicar as doses por três meses. O mesmo ocorrerá em Osaka, mas detalhes ainda estão sendo definidos pelas autoridades.

Cada um dos centros será capaz de vacinar 10 mil pessoas por dia. Eles usarão a vacina da Moderna, que deve ser aprovada pelo Ministério da Saúde do Japão em maio. Até agora, o país só autorizou o uso do imunizante da Pfizer/BioNTech e avalia o da AstraZeneca/Oxford.

A lentidão da vacinação ameaça os Jogos Olímpicos, segundo epidemiologistas. A campanha do Japão começou em fevereiro e apenas 1% da população foi imunizada até agora. As vacinas começaram a ser distribuídas para os 36 milhões de idosos do país em meados de abril e apenas uma pequena parcela deles já foi vacinada.

O primeiro-ministro japonês, Yoshihide Suga, declarou estado de emergência em Tóquio, Osaka e duas regiões vizinhas. Bares, restaurantes, lojas de departamentos e outros estabelecimentos não essenciais terão de respeitar uma série de restrições. Os moradores dessas regiões deverão ficar em casa pelo menos até 11 de maio.

Este é o terceiro estado de emergência nacional em Tóquio, Osaka e duas áreas vizinhas para tentar conter as infecções faltando menos de 100 dias para os Jogos Olímpicos.

O país superou a marca de 10 mil mortes causadas pela doença. No total, desde o início da pandemia, as autoridades de saúde do Japão confirmaram mais de 570 mil casos da doença.

Variante indiana

O Japão intensificará os controles em seus aeroportos depois de autoridades de saúde detectarem uma variante da covid-19 descoberta na Índia em um voo que desembarcou no país. Segundo o governo japonês, apenas um dos 21 casos registrados entre os passageiros do voo não era da variante que, segundo especialistas, pode ser mais contagiosa.

O ministro-chefe de Gabinete do Japão informou que o país intensificará os controles de fronteira e analisará dados sobre variantes para evitar a disseminação das novas cepas.

Especialistas em saúde pública temem que a circulação da variante indiana possa agravar a situação da epidemia no Japão.

tags: Você Viu?

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Índia supera 200 mil mortes por coronavírus
A Bélgica fecha fronteiras para turistas do Brasil, da Índia e da África do Sul
https://www.osul.com.br/o-japao-montara-grandes-centros-de-vacinacao-em-toquio-e-osaka-para-garantir-que-pelo-menos-os-idosos-estejam-vacinados-ate-o-final-de-julho/ O Japão montará grandes centros de vacinação em Tóquio e Osaka para garantir que pelo menos os idosos estejam vacinados até o final de julho 2021-04-27
Deixe seu comentário
Pode te interessar