Sábado, 18 de outubro de 2025
Por Redação O Sul | 3 de junho de 2019
O mês de junho está aí e o Detran (Departamento Estadual de Trânsito) do Rio Grande do Sul alerta para o prazo de licenciamento dos veículos com placa de final 7 ou 8, referente ao ano passado. Isso porque os proprietários terão que apresentar o documento de 2019 a partir do dia 1º de julho.
Além da taxa de expedição do CRLV (Certificado de Registro e de Licenciamento do Veículo), é preciso estar em dia com o IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores), seguro obrigatório DPVAT e eventuais multas vencidas.
Quem já pagou o IPVA mas ainda não recebeu o documento deve primeiro verificar junto ao Detran-RS se quitou todos os itens que compõem o licenciamento ou ainda se há algum processo pendente. É possível consultar a situação do veículo e do envio do documento no site www.detran.rs.gov.br (link “IPVA e Licenciamento 2019”). Para isso, basta informar a placa e o Renavam (Registro Nacional de Veículos Automotores).
Embora o prazo para o pagamento do IPVA de todos os veículos tenha vencido em abril, a validade do licenciamento de 2018 varia conforme o final da placa. Para as placas encerradas em 1, 2 e 3, o limite foi 30 de abril, enquanto as de final 4, 5 e 6 a data-limite foi 31 de maio. Nesses casos, o documento de 2019 já é obrigatório. Já os veículos de finais de final 9 e zero têm prazo até 31 de julho.
O Detran-RS alerta, ainda, que dirigir veículo com licenciamento vencido é ato considerado como infração gravíssima, passível de multa de R$ 293,47, mais sete pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação), além de remoção do veículo para um depósito autorizado, até a regularização.
O proprietário de veículo pode ser avisado por e-mail ou mensagem de celular quando o documento for emitido. Basta cadastrar-se na Central de Serviços do DetranRS. O cadastro é feito pelo site www.detran.rs.gov.br ou baixando o aplicativo na App Store e Google Play.
Para mais informações e dúvidas, o contato pode ser feito por meio do serviço “Fale Conosco” do site oficial do Departamento Estadual de Trânsito, ou pelo “Disque-Detran” (telefone 0800-905-5555).
Leilões
Também neste mês, o Detran-RS programou três grandes leilões, nas cidades de Porto Alegre, Montenegro e Erechim. Somando veículos em situação regular e sucatas para desmanche ou reciclagem, serão ofertados 2.352 itens.
Os interessados podem arrematar dois tipos de bens: sucatas para recondicionamento ou reciclagem e veículos com documentação. Os veículos aptos a rodar não possuem restrições policiais e/ou judiciais e são desvinculados de qualquer pendência legal ou financeira.
O primeiro evento do mês acontece na Capital, nesta quarta-feira, com a oferta de 691 itens. Já no dia 12, será a vez de Montenegro sediar o remate, com 886 bens para arremate, ao passo que Erechim ofertará 775 itens no dia 26.
Podem adquirir veículos com documentação pessoas físicas e jurídicas de qualquer natureza. Para arrematar o lote, o comprador deverá apresentar no ato RG, CPF e comprovante de residência, se pessoa física; contrato social ou cópia autenticada, CNPJ, RG e CPF do representante, se pessoa jurídica.
A compra de sucatas somente poderá ser realizada por empresas que atuem como desmanches de veículos, venda de peças usadas e reciclagem de sucatas registradas no Departamento. O calendário completo, bem como os endereços dos locais para visitação dos bens nos dois dias que antecedem os leilões pode ser conferido no site do órgão.
(Marcello Campos)