Segunda-feira, 26 de fevereiro de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
24°
Light Drizzle

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Colunistas O Mapa da Mina

Compartilhe esta notícia:

Ter metas é o mesmo que viajar com um mapa na mão. (Foto: Freepik)

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul. O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

A cada momento, mesmo sem saber, você está criando em sua mente a sua própria realidade. Do mesmo modo, você pode planejar e direcionar essa sua capacidade criativa para o sucesso. Sabe como? “Estabelecendo suas metas.  Ter metas é o mesmo que viajar com um mapa na mão: você não erra o caminho.”

Planejamento é essencial

Alguém pode chegar ao topo do Monte Everest sem planejamento? É claro que não. Para chegar lá, é preciso planejar cada detalhe. Essa preparação, que custa milhões de dólares e envolve muita tecnologia, pode demorar uns quatro anos para ser concluída. Sem isso, a pessoa corre o risco de morrer no caminho. Sem planejamento, é quase impossível atingir grandes metas.

Responda rápido: “O que você vai fazer quando terminar de ler este artigo? E o que você vai fazer com a sua vida daqui a um, cinco ou dez anos?  Para a primeira pergunta, certamente você tem uma resposta. Já, quanto à segunda, é muito provável que você responda que não sabe ou que ainda não teve tempo para pensar.”

Explorando o desconhecido

Sem um mapa, fica difícil explorar qualquer território. Veja este exemplo:  Você está assistindo a um curso e precisa de um livro que ficou na estante do seu quarto. Você mora perto da escola e, portanto, tem condições de ir e voltar em, no máximo, 20 minutos. Entretanto, o professor não quer que você saia e pede à pessoa que está sentada ao seu lado, que vá buscar o livro para você.

Ele diz a ela: “Você acha que dá para ir lá e voltar em 20 minutos?”

E ela, naturalmente, responde: – É claro que não! Eu nunca fui à casa dessa pessoa, não sei como chegar lá nem como entrar na casa, encontrar o quarto dela e a estante onde está o livro… Na verdade, nem sei qual é o livro! Você tem um mapa mental para ir e voltar para sua casa, você faz isso toda hora, é muito fácil para você fazer isso. Seu colega na sala de aula não teria a mesma facilidade que você, pois ele não tem esse mapa.

Na vida, é a mesma coisa: quando não temos um planejamento exato daquilo que vamos fazer, fica muito difícil atingir nossos objetivos.  Quem não tem um mapa, não pode explorar o território.

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul.
O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Colunistas

Só faltaram foguetes
Fatos históricos do dia 5 de maio
https://www.osul.com.br/o-mapa-da-mina/ O Mapa da Mina 2022-11-27
Deixe seu comentário
Pode te interessar