Sexta-feira, 21 de novembro de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil O Ministério da Educação decidiu recolher das escolas um livro didático infantil que fala em incesto

Compartilhe esta notícia:

Publicação será redistribuída para bibliotecas. (Foto: Reprodução)

Com base em parecer técnico da Secretaria de Educação Básica, o ministro da Educação, Mendonça Filho, decidiu recolher os 93 mil exemplares do livro “Enquanto o Sono Não Vem”, distribuídos pelo Programa de Alfabetização na Idade Certa para alunos do ensino fundamental das escolas públicas. A obra foi considerada inadequada para crianças de 7 e 8 anos, devido à abordagem do tema incesto (relações sexuais entre familiares).

Um dos trechos da publicação, de autoria de José Mauro Brant, conta a história da vontade de um rei em casar com a mais bonita de suas três filhas. Diante da negativa, a menina é castigada e termina morrendo de sede. A partir dos questionamentos feitos por professores e pais de alunos em todo o país acerca desse conteúdo, o titular da pasta solicitou pareceres técnicos e jurídicos, que acabam por respaldar o recomendando a redistribuição da obra para bibliotecas públicas de todo o País.

“As crianças no ciclo de alfabetização, por serem leitores em formação e com vivências limitadas, ainda não adquiriram autonomia, maturidade e senso crítico para problematizar determinados temas com alta densidade, como é o caso da história em questão”, avaliou o parecer, destacando que o texto deve não somente ser adequado às competências linguísticas e textuais do estudante, mas também à sua experiência de vida.

A atual gestão do Ministério da Educação está promovendo uma revisão de todo o processo de seleção dos livros didáticos e paradidáticos. Segundo representantes do órgão, o objetivo é a melhoria da qualidade do ensino brasileiro.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Prefeitura de Porto Alegre deposita a terceira parcela da folha salarial de agosto dos servidores municipais
Mulher chamada de “monstro” faz cirurgia com doações de médicos
https://www.osul.com.br/o-ministerio-da-educacao-decidiu-recolher-das-escolas-um-livro-didatico-infantil-que-fala-em-incesto/ O Ministério da Educação decidiu recolher das escolas um livro didático infantil que fala em incesto 2017-06-08
Deixe seu comentário
Pode te interessar