Por Redação O Sul | 21 de janeiro de 2021
O novo presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, assinou mais dez decretos nesta quinta-feira (21) para combater a pandemia de coronavírus, orientando que fundos contra desastres sejam utilizados para ajudar a reabrir escolas e obrigando o uso de máscaras em aviões e trens, disseram autoridades.
Biden, democrata que desde a quarta-feira ocupa o lugar do republicano Donald Trump, prometeu uma luta acirrada contra a pandemia que matou mais de 400 mil pessoas no país durante o governo anterior.
“Estamos entrando no que pode ser o período mais duro e fatal do vírus, e precisamos colocar a política de lado e finalmente enfrentar esta pandemia como uma única nação”, disse o presidente em seu discurso de posse.
Um decreto exigirá o uso de máscaras em aeroportos e em certos meios de transporte público, como aviões, trens e ônibus interurbanos, disseram autoridades.
Ele também assinou decretos para estabelecer um comitê de exames de Covid para intensificar a realização de exames, tratar da escassez de suprimentos, criar protocolos para viajantes internacionais e direcionar recursos para comunidades minoritárias atingidas duramente pela doença infecciosa.