Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo O número de mortos por coronavírus na Espanha pode ser 60% maior que a contagem oficial

Compartilhe esta notícia:

Autoridades temem que a celebração da Semana Santa leve a um aumento significativo no número de contágios. (Foto: Reprodução)

O número de mortos na Espanha por Covid-19 pode ser quase 60% maior que o número oficial de 28.432, de acordo com uma investigação do jornal “El Pais” publicada neste domingo (26).

O número oficial de mortes no país inclui apenas pessoas que foram formalmente diagnosticadas com o novo coronavírus, e não casos suspeitos que nunca foram testados.

A falta de testes generalizados, particularmente nos estágios iniciais do surto, significa que a contagem oficial pode subestimar o número de contaminados pelo coronavírus, como acontece em muitos outros países.

Contando estatísticas regionais de todas as mortes suspeitas e confirmadas pelo vírus, o jornal “El Pais” alcançou um total de 44.868 mortes. Se os números estiverem corretos, isso tornaria o surto da Espanha o segundo mais mortífero da Europa, depois do britânico.

O Ministério da Saúde da Espanha não respondeu imediatamente a um pedido de comentário.

A cifra de “El Pais” está alinhada com as do Centro Nacional de Epidemiologia e do Centro Nacional de Estatística (INE), que registram excesso de mortalidade comparando as mortes em todo o país com as médias históricas.

Em junho, o INE registrou 43.945 mortes a mais nas primeiras 21 semanas de 2020 do que no mesmo período de 2019, embora não seja possível dizer quantas podem ser atribuídas à pandemia.

Exigência de quarentena

Os passageiros que chegam da Espanha no Reino Unido terão que ficar confinados por duas semanas, depois que o governo britânico anunciou sua retirada da lista de países isentos devido ao aumento na disseminação do novo coronavírus.

Desde o último domingo (19), as pessoas que estão de férias na Espanha são incentivadas a respeitar as regras locais, voltar para casa conforme planejado e se ficar confinado voluntariamente.

“O Centro Inglês de Biossegurança e Saúde Pública atualizou a situação da Espanha com base nos dados mais recentes”, disse um porta-voz do governo britânico.

“Como resultado, a Espanha foi removida da lista de países dos quais os passageiros que chegam estão isentos da necessidade de se confinarem na chegada à Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte”, acrescentou.

O governo recomenda não viajar, exceto por necessidade essencial, para a Espanha continental, mas a recomendação não se aplica às Ilhas Canárias ou Baleares.

Um mês após a Espanha emergir de um longo estado de emergência, novas infecções começaram a surgir e as autoridades de saúde apontam a reativação da vida noturna como uma das causas da propagação do vírus.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Fazenda na Alemanha mantém quase 500 funcionários confinados após surto de coronavírus
Região da Itália passa a multar em 6 mil reais a falta de máscara em ambientes fechados
https://www.osul.com.br/o-numero-de-mortos-por-coronavirus-na-espanha-pode-ser-60-maior-que-a-contagem-oficial/ O número de mortos por coronavírus na Espanha pode ser 60% maior que a contagem oficial 2020-07-26
Deixe seu comentário
Pode te interessar