Quinta-feira, 28 de março de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo O papa insiste em dizer que o aborto equivale a recorrer a um assassino de aluguel

Compartilhe esta notícia:

“Nenhum ser humano pode ser considerado incompatível com a vida”, disse o papa. (Foto: Reprodução)

O papa Francisco disse que a proibição do aborto era uma questão humana, não religiosa, e reafirmou que era equivalente a recorrer a um assassino de aluguel.

“É justo eliminar uma vida humana para resolver um problema? É justo contratar um assassino para resolver um problema?”, declarou o papa. “Não falem de religião quando se trata de uma questão humana”, acrescentou.

O pontífice argentino falou diante dos participantes de um colóquio sobre o combate ao aborto terapêutico, proposto nos casos em que os diagnósticos pré-natais revelam graves malformações.

“Nenhum ser humano pode ser considerado incompatível com a vida”, insistiu o papa.

Neste caso, o cuidado não é uma despesa, mas uma ajuda aos “pais para preparar sua dor e percebê-la não apenas como uma perda, mas como uma etapa […] Essa criança vai permanecer em suas vidas para sempre”, completou.

Para o papa, em vez de propor o aborto terapêutico, é preciso criar “redes de amor” para evitar que o medo da doença e do sofrimento condene as famílias à solidão.

Em outubro de 2018, o papa Francisco já havia comparado o aborto ao recurso de um matador, declarações que provocaram fortes reações.

Visita

O papa Francisco recebe nesta segunda-feira (27), em reunião reservada, o líder indígena brasileiro Raoni Metukire, de origem kayapó. Na ocasião, o cacique deve apresentar demandas do movimento indígena, sobretudo aquelas que têm relação com as condições de vida de povos que vivem na região amazônica.

Em uma viagem feita ao Chile e ao Peru, em janeiro do ano passado, o pontíce armou que “provavelmente, nunca os povos originários amazônicos estiveram tão ameaçados nos seus territórios com o estão agora”. O líder religioso também disse, na oportunidade, que “a defesa da terra não tem outra nalidade senão a defesa da vida”.

De acordo com o Vaticano, o encontro desta segunda-feira quase foi cancelado, por pressão de representantes da indústria madeireira e do agronegócio, mas foi confirmado. O compromisso se insere no contexto da Assembleia Especial do Sínodo dos Bispos para a região PanAmazônica, que tem como tema Amazônia: Novos Caminhos para a Igreja e por uma Ecologia Integral. O evento será realizado entre os dias 6 e 27 de outubro, em Roma.

Segundo a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), é de praxe que, para todo sínodo, haja um processo de escuta das reivindicações daqueles que são foco do evento. Este ano, portanto, o acolhimento de demandas abrange diálogos com os povos indígenas e todas as comunidades que vivem na Amazônia.

Esse processo é a etapa preparatória, a primeira das três que compõem o sínodo, instituído em 1965. As fases seguintes são a celebrativa, em que os bispos se reúnem em assembleia, e a de atuação, na qual as deliberações aprovadas pelo papa são acolhidas pelas igrejas.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Disputa para substituir primeira-ministra esquenta Reino Unido
Gloria Groove rebate críticas dos fãs ao fazer releitura de música gospel
https://www.osul.com.br/o-papa-insiste-em-dizer-que-o-aborto-equivale-a-recorrer-a-um-assassino-de-aluguel/ O papa insiste em dizer que o aborto equivale a recorrer a um assassino de aluguel 2019-05-26
Deixe seu comentário
Pode te interessar