Segunda-feira, 20 de outubro de 2025
Por Redação O Sul | 24 de abril de 2019
A prefeitura de Porto Alegre autorizou a realização de estudos para dar seguimento ao PMI (Procedimento de Manifestação de Interesse) para concessão do Parque da Harmonia à iniciativa privada. Um texto publicado na edição desta terça-feira do Diário Oficial de Porto Alegre prevê o desenvolvimento de projetos destinados à revitalização, manutenção, operação, administração, concentração, implantação, reforma e melhoramento do espaço.
O grupo multidisciplinar encarregado do levantamento terá um prazo de 60 dias (com possibilidade de prorrogação por um mês) para montar um projeto que contemple a implementação do fator “atratividade turística”, respeitando o perfil do parque, voltado à cultura rural gaúcha. “A qualificação e manutenção do Acampamento Farroupilha é uma premissa undamental”, garante a administração municipal.
Passados os 90 dias, uma outra equipe analisará o modelo proposto, podendo rejeitar ou aprovar o resultado, total ou parcialmente. Depois dessa avaliação, a chamada “modelagem final” do projeto – de acordo com as diretrizes municipais – será concluída e encaminhada à Secretaria Municipal da Fazenda, para lançamento do edital de licitação.
O novo secretário de Parcerias Estratégicas, Thiago Barros Ribeiro, destaca a importância da parceria: “Pensar em um projeto para o Parque da Harmonia é desafiador, pois, ao mesmo tempo em que ele já possui identidade própria e sua vocação voltada à cultura do gaúcho, durante o resto do ano ele se torna um vazio urbano, com o menor fluxo de visitantes dentre os parques da cidade e com estruturas precárias. Esperamos entregar um novo ambiente de convívio para a população e também um novo destino para o turista”.
Essa é a primeira medida de Ribeiro, que assumiu a pasta na segunda-feira. Economista e servidor público federal, ele atuava no Ministério da Infraestrutura como coordenador-geral de Concessões de Rodovias e Aeroportos. O trabalho preliminar foi feito na gestão de Bruno Vanuzzi, que deixou o governo municipal para assumir uma secretaria extraordinária de Parcerias no governo do Estado.
Uma história de quase 40 anos
Localizado no bairro Praia de Belas, o Parque da Harmonia foi planejado e construído na administração do então prefeito Guilherme Socias Villela (1975-1983), com inauguração em 1981. A sua área de 65 hectares é contornada pelas avenidas Loureiro da Silva (Perimetral), Augusto de Carvalho e Edvaldo Pereira Paiva (Beira-Rio).
O local foi inicialmente chamado de “Porto dos Casais” mas na época de sua abertura uma lei municipal o renomeou para Parque da Harmonia. Em 1987, outra lei municipal concedeu a nomenclatura “Maurício Sirotsky Sobrinho” (em homenagem ao fundador do grupo RBS, falecido no ano anterior), mas essa forma não é a mais difundida entre a população porto-alegrense.
(Marcello Campos)