Segunda-feira, 06 de maio de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Colunistas O patrono dos delatores

Compartilhe esta notícia:

Dilma embarca hoje para Nova York, para participar, amanhã da cerimônia de assinatura do Acordo de Paris (Foto: Alan Marques/Folhapress)

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul. O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

No dia em que temos um feriado para lembrar do líder da Inconfidência Mineira enforcado pela monarquia portuguesa que explorava sem limites o povo brasileiro. Joaquim José da Silva Xavier é considerado um herói nacional pois ficou líder de um movimento que pretendia transformar o Brasil em uma república independente.

Nessa data hoje espécie de ironia histórica Dilma passa o cargo para seu vice que durante meses conspirou para chegar ao poder. O governo que ficou paralisado nos últimos meses por um Congresso que não aprovou nenhuma proposta que procrastinou a exaustão foi, ou ainda é uma proposta de administração que livrou o Brasil do jugo da divida junto ao FMI .

Uma espécie de monarquia com apenas poucas famílias que exploram com requintes de crueldade, a maioria dos povos do mundo atualmente. Milhões passam necessidades para manter no poder menos de 1% da população mundial Pois Michel Temer o conspirador assume exatamente no dia de Tiradentes o cargo que tanto aspira.

Dilma embarca hoje para  Nova York,  para participar, amanhã da cerimônia de assinatura do Acordo de Paris sobre Mudança do Clima, na sede da Organização das Nações Unidas (ONU). Dilma segundo consta vai denunciar a traição da qual está sendo vitima nos dias atuais. A liderança de um simples alferes custou a Tiradentes a sua própria vida. Em 1789, após ser delatado por Joaquim Silvério dos Reis, o movimento foi descoberto e interrompido pelas tropas oficiais.

Os inconfidentes foram julgados em 1792. Alguns filhos da aristocracia ganharam penas mais brandas como, por exemplo, o açoite em praça pública ou o degredo. Joaquim Silvério dos Reis, conhecido historicamente como um traidor é considerado  Patrono dos delatores. Conforme registros em 15 de março de 1789, 4 meses antes da Revolução Francesa, o fazendeiro e contratador entregava ao Visconde de Barbacena o nome dos Inconfidentes que conhecia porque era ele um dos Inconfidentes.

Em troca, pois era uma delação premiada, a primeira registrada no território, Silvério dos Reis recebeu a promessa de recompensas, quais seriam,  uma certa quantidade de ouro, o perdão das dívidas fiscais, a nomeação para o cargo de Tesoureiro das províncias de Minas Gerais, Goiás e Rio de Janeiro, uma mansão para moradia, pensão vitalícia, título de Fidalgo da Casa Real, fardão e hábito da Ordem de Cristo, um encontro em Lisboa com o Príncipe Regente Dom João.

Não se sabe se as promessas foram cumpridas. Silvério dos Reis sofreu atentados no Brasil porque sua fama de traidor correu rápida, com o que fugiu para Lisboa, voltando ao Brasil com a comitiva do Rei Dom João VI em 1815. Tiradentes cujo crime foi tentar libertar o Brasil de usurpadores foi por ser o mais pobre condenado à forca sendo executado em 21 de abril de 1792. Partes do seu corpo foram expostas em postes na estrada que ligava o Rio de Janeiro a Minas Gerais. Sua casa foi queimada e seus bens confiscados. A história se repete tal qual uma grande farsa. Um conspirador assume a Presidência da República.

 

 

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul.
O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Colunistas

Prefeito de Arroio do Sal denuncia interferência do PT no processo interno no PDT
O paraíso do “cumpanheiro”
https://www.osul.com.br/o-patrono-dos-delatores/ O patrono dos delatores 2016-04-21
Deixe seu comentário
Pode te interessar