Quarta-feira, 01 de outubro de 2025
Por Redação O Sul | 11 de agosto de 2019
Na manhã desta segunda-feira, a prefeitura de Porto Alegre lança o edital para consulta pública sobre a concessão do Trecho 2 da Orla do Guaíba, localizado entre a Rótula das Cuias e o Anfiteatro Pôr do Sol (bairro Praia de Belas). A cerimônia está marcada para as 9h30min no Salão Nobre do Paço Municipal (Praça Montevidéu nº 10), no Centro Histórico.
Quem quiser participar poderá enviar contribuições para o documento, que prevê a concessão despaço à iniciativa privada. Na sexta-feira, o prefeito Nelson Marchezan Júnior confirmou o plano de instalação de uma roda-gigante com cerca de 80 metros de altura no local.
De acordo com o Executivo municipal, a ideia já constava em um pré-esboço apresentado em 2014 (durante a gestão municipal de José Fortunati) pela equipe do arquiteto paranaense Jaime Lerner, responsável pelos projetos de revitalização Trechos 1 (próximo à Usina do Gasômetro e já concluído) e 3 (nas imediações do parque Marinha do Brasil e que deve começar em breve) da Orla.
Lerner, que foi três vezes prefeito de Curitiba (1971-75, 1979-84 e 1989-93) e governador do Paraná por dois mandatos (1995 a 2003), esteve em Porto Alegre na sexta-feira – pela primeira vez desde a inauguração da Orla do Guaíba, no ano passado. Além de conhecer de perto a área, ele recebeu um troféu da Câmara de Vereadores.
Em seu discurso no Legislativo, o arquiteto afirmou que a obra junto à avenida Beira-Rio é um exemplo para o País, “pela retidão com que foi conduzida e pela excelência dos profissionais envolvidos na execução do projeto”. Ele ressaltou, ainda, o fato ter trazido os seus netos, que moram em Nova York (Estados Unidos), para verem de perto a Orla.
Em seguida, Lerner se dirigiu à Câmara de Vereadores, onde recebeu o troféu. Formado pela Escola de Arquitetura da UFPR (Universidade Federal do Paraná) em 1964, ele obteve diversos prêmios nacionais e internacionais, como o primeiro lugar no Concurso Nacional de Projetos para o Edifício-Sede da Polícia Federal em Brasília (1967) e das medalhas de prata nos concursos Eurokursaal de San Sebastian, na Espanha (1966), e City Design da Universidade do Wisconsin, nos Estados Unidos (1989).
Em 2010, a revista “Time Magazine” o incluiu entre os 25 pensadores mais influentes do mundo. Recebeu, ainda a Medalha de Urbanismo da Academia de Arquitetura da França. No ano seguinte, a sua os seus projetos no campo de mobilidade urbana sustentável deram a Lerner o prêmio “Liderança em Transportes” da OECD (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico, na sigla inglês), entidade que reúne 36 países.
Roda-gigante
Conforme Marchezan, a roda-gigante prevista para Porto Alegre será uma das mais altas do Brasil, superando os 44 metros da Giranda Mundi, do parque de diversões Hopi Hari de São Paulo e que atualmente é a maior do País. Não deve ser ultrapassar, porém, os 88 metros de uma estrutura desse tipo que deve ser erguida no Rio de Janeiro: “Com certeza, o local se transformará rapidamente em ponto turístico nacional e, o que é melhor, com recursos privados”.
“Seu sonho da roda-gigante será realizado”, prosseguiu o prefeito da capital gaúcha, dirigindo-se a Jaime Lerner, 81 anos. “Como homenagem, guardamos a informação para lhe dar pessoalmente em sua visita.” O arquiteto e urbanista, por sua vez, disse que espera poder andar na estrutura e “ficar parado no alto, apreciando a paisagem”. A ideia é instalar o brinquedo de grandes proporções no trecho entre a Rótula das Cuias e o Anfiteatro Pôr do Sol, no bairro Praia de Belas. O custo estimado é de R$ 70 milhões.
(Marcello Campos)