Sexta-feira, 03 de maio de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
18°
Light Drizzle

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Presidente da Caixa pede que beneficiários do auxílio emergencial evitem ir às agências

Compartilhe esta notícia:

Segundo notificação do MPT, no total, o banco recebeu 14 queixas contra Pedro Guimarães. (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

O presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães, falou novamente sobre as aglomerações causadas pelo pagamento do auxílio emergencial. Ele pediu que as pessoas evitem ir às agências bancárias e defendeu reiteradamente o uso do aplicativo Caixa Tem, do site e das centrais telefônicas para que sejam tiradas dúvidas sobre o pagamento e resolvidos eventuais problemas. “Queremos sempre pagar o mais rápido possível, minimizando as filas e aglomerações”, disse Pedro Guimarães em coletiva de imprensa.

Ele afirmou que mesmo no caso de quem teve o aplicativo bloqueado não precisa ter pressa para ir a uma agência resolver a questão. Segundo o presidente do banco, o desbloqueio demora cerca de cinco minutos para ser efetivado e, portanto, quem nasceu no segundo semestre não precisa fazer isso agora.

O pagamento da primeira parcela do auxílio emergencial para quem nasceu em julho começará a ser feito no dia 20 de abril, de acordo com o calendário oficial do governo.

Na última terça-feira (6), Pedro Guimarães já havia se manifestado sobre a formação de filas em agências da Caixa. Na ocasião, ele disse que o objetivo principal da instituição é reduzir as filas. “Estamos vivendo um período muito sensível. Vamos realizar todos os pagamentos em abril e permitir a retirada nas lotéricas após quatro semanas. Além disso, temos um espaço de tempo entre os ciclos de pagamentos, o que é importante para reduzir ao máximo as filas,” afirmou em transmissão ao vivo para a imprensa.

A questão das aglomerações também foi abordada pelo governador do Piauí, Wellington Dias (PT), que pediu que o governo federal autorizasse que todos os bancos públicos pudessem realizar o pagamento do auxílio, ao invés de apenas a Caixa. O pagamento da primeira parcela da segunda rodada do auxílio emergencial começou na última terça-feira (6).

Transferências via Pix, DOC ou TED ficarão disponíveis somente a partir de maio. Assim como no ano passado, a Caixa adotou calendários divididos em duas etapas. Primeiro, o dinheiro fica disponível no aplicativo Caixa Tem para pagamentos de boletos, compras utilizando o cartão de débito virtual e compras via QR Code nas maquininhas. Só na segunda fase, aproximadamente um mês após o depósito, é que o saldo fica disponível para saques e transferências (incluindo o Pix).

A regra não vale para quem é do Bolsa Família e tem direito ao auxílio emergencial. Essas pessoas recebem no Caixa Tem o benefício que for mais vantajoso (Bolsa Família ou auxílio emergencial) e podem sacar ou transferir o dinheiro na mesma data. O cronograma também é diferente: segue conforme o dígito final do NIS (Número de Identificação Social).

tags: em foco

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Silicone nos seios: A busca por retirada da prótese tem alta com a chegada de novos padrões estéticos e surgimento de doença autoimune
Festa de casamento com cerca de 100 pessoas é interrompida em Minas Gerais
https://www.osul.com.br/o-presidente-da-caixa-pede-que-beneficiarios-do-auxilio-emergencial-evitem-ir-as-agencias/ Presidente da Caixa pede que beneficiários do auxílio emergencial evitem ir às agências 2021-04-11
Deixe seu comentário
Pode te interessar