Sexta-feira, 19 de abril de 2024
Por Redação O Sul | 6 de julho de 2020
Embora considere positivas medidas como o fechamento de espaços públicos de lazer, o presidente da CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas) de Porto Alegre, Irio Piva, critica a interrupção de atividades do comércio, no âmbito do combate à pandemia de coronavírus, conforme determinado pela prefeitura no decreto municipal nº 20.639. O assunto esteve na pauta de uma reunião da entidade nesta segunda-feira.
Ao conduzir um debate on-line com outros líderes do setor, ele considerou que a negativa temporária de ingresso da população em parques e praças, bem como o controle da circulação de pessoas como um todo, ajuda a gerar aglomerações. Mas questionou a estratégia de impedir a abertura de estabelecimentos, devido aos riscos à economia.
“[O fechamento] também trouxe grandes preocupações, pois restringiu ainda mais a atividade econômica”, frisou. “As empresas que já estavam extremamente fragilizadas tendem a piorar ainda mais. Cada ato municipal pela preservação da saúde precisa vir acompanhado de iniciativas para proteção da economia, pois a geração de emprego e renda é muito importante para o funcionamento da sociedade e para vida de cada ser humano.”
Em um segundo momento da “live”, o gestor de marketing do CDL, Rafael Guerra, detalhou ações da entidade para amenizar os danos causados ao setor pela pandemia, que chegou ao Estado em março: “Trabalhamos há mais de 90 dias em diferentes frentes, de forma consistente, para a preservação da atividade na Capital”.
“Estamos com foco total em auxiliar os empresários a ultrapassar este momento tão desafiador e em prepará-os para a retomada”, explica Irio Piva, ao ressaltar o que define como “novo arsenal de iniciativas em construção” para este segundo semestre (julho a dezembro):
– Abertura de um canal direto com o gabinete do prefeito;
– Mediação junto aos administradores de shopping centers;
– Integração com demais entidades;
– Suporte técnico aos lojistas nas áreas legislativa e econômica;
– Estímulo ao movimento de retomada do comércio com a criação da da campanha “Vamos Em Frente”;
– Ações de estímulo às compras locais;
– Implementação do viés solidário a essa iniciativa;
– Aceleração de serviços para associados;
– Produção de conteúdos, com disponibilização no site do CDL Poa, para auxiliar empresas a resistir à crise;
– Página Recrie o Varejo, com cases de empresas que enfrentam a crise com boas ideias;
– Lançamento do “Programa de Inovação da CDL Poa, para atração de startups.
(Marcello Campos)