Terça-feira, 30 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
21°
Thunderstorm

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo O presidente da França diz que não tem pressa para fechar o acordo da União Europeia com o Mercosul

Compartilhe esta notícia:

Macron vinculou o apoio de seu governo ao tratado comercial entre União Europeia e Mercosul ao cumprimento do Acordo de Paris. (Foto: Reprodução)

O presidente da França, Emmanuel Macron, disse na quarta-feira (11) que o país não tem pressa para fechar um acordo de livre comércio com o bloco sul-americano Mercosul. As informações são da agência de notícias Reuters.

Não sou a favor de correr para concluir antes do fim do ano as negociações de comércio para as quais o mandato foi dado em 1999”, disse ele em um encontro com fazendeiros e produtores rurais.

Ele acrescentou que levantará essa questão junto a outros líderes da Europa na próxima semana.

A próxima rodada de negociações entre UE (União Europeia) e Mercosul está agendada para 6 a 10 de novembro, com outra possível no início de dezembro.

Itamaraty

A declaração do presidente da França, Emanuel Macron, de que “não tem pressa” para fechar o acordo de livre comércio entre UE e Mercosul até o final do ano não surpreendeu o Itamaraty, que já esperava não fechar o acordo até dezembro, nem foi visto como um risco para o acordo, disse à Reuters uma fonte brasileira a par das negociações.

A posição francesa durante a rodada na semana passada já era um pouco essa. Agora deu apenas relevo político. Mas o presidente é um de 28”, afirmou a fonte.

Em uma conversa com fazendeiros e produtores rurais setor mais resistente ao acordo Macron afirmou: “Não sou a favor de correr para concluir antes do fim do ano as negociações de comércio para as quais o mandato foi dado em 1999”.

O prazo de dezembro para fechar as negociações do acordo foi dado pelos próprios europeus. Depois das dificuldades em avançar na última rodada de negociações, na semana passada, em Brasília, os negociadores sul-americanos já viam como muito difícil essa possibilidade.

Paradas desde maio de 2016, as negociações sobre acesso a mercados ponto central do acordo esperavam por uma proposta da UE sobre carne e etanol. O oferecido, uma quota de 70 mil toneladas de carne a 600 mil toneladas de etanol ao ano, foi considerada decepcionante pelo Mercosul.

Além disso, os europeus até agora não aceitaram a proposta de parâmetros de negociação feita pelos sul-americanos para tentar avançar em novembro, na próxima rodada.

De acordo com a fonte, o ministro das Relações Exteriores, Aloysio Nunes, conversou com a comissária europeia para o Comércio, Cecilia Malmström, durante a reunião ministerial da Organização Mundial do Comércio em Marrakech, na semana passada, e os sinais foram positivos, de que há interesse da UE em continuar as negociações.

A fonte reconhece que o governo francês pode arregimentar aliados para atrasar a aprovação de um acordo, porém afirma que esses não são os sinais da UE. Mas admite que as chances de uma aprovação até dezembro são realmente cada vez menores.

 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Com a chegada do verão, Paris inaugura praia temporária às margens do rio Sena
A Catalunha tem cinco dias para dizer se declarou independência, sob ameaça de intervenção
https://www.osul.com.br/o-presidente-da-franca-diz-que-nao-tem-pressa-para-fechar-o-acordo-da-uniao-europeia-com-o-mercosul/ O presidente da França diz que não tem pressa para fechar o acordo da União Europeia com o Mercosul 2017-10-12
Deixe seu comentário
Pode te interessar