Quarta-feira, 30 de setembro de 2026
Por Redação O Sul | 2 de abril de 2021
O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), se reuniu na última quinta-feira (1º) com alguns prefeitos por meio de videoconferência para tratar de assuntos relacionados à pandemia. No meio da conversa, Pacheco quis saber a opinião dos representantes dos municípios sobre a compra de vacinas por parte da iniciativa privada.
Acabou ouvindo deles um apoio grande à iniciativa. Os prefeitos defenderam que as empresas possam comprar os imunizantes de imediato — e não apenas depois que a vacinação dos grupos prioritários for concluída, desde que metade das doses adquiridas fossem doadas ao Sistema Único de Saúde (SUS), conforme a regra atual.
Pacheco é autor do projeto de lei que foi aprovado e ampliou a compra de vacinas a empresários, além de legitimar a atuação de Estados e municípios na busca por imunizantes. A compra de vacinas por empresas privadas ainda rende muita polêmica, dividindo opiniões de políticos e especialistas.
Além de sondar os prefeitos sobre a chegada das vacinas privadas, Pacheco colocou o departamento internacional do Senado à disposição para contatos no exterior e deve incluir um ou dois prefeitos no comitê criado para o combate à covid-19 e que, justamente, recebeu críticas por não contar com todos os governadores e nem prefeitos.
Os comentários estão desativados.