Sexta-feira, 29 de março de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil O presidente Michel Temer viajou a São Paulo para se reunir com seu advogado

Compartilhe esta notícia:

Assessoria não soube dizer quando Temer retornará a Brasília. (Foto: José Cruz/Agência Brasil)

O presidente Michel Temer embarcou no início da manhã deste sábado (1º) para São Paulo para se encontrar com o advogado dele, Antônio Cláudio Mariz de Oliveira. A informação é da assessoria da Presidência.

A assessoria não soube informar, contudo, onde será o encontro entre o presidente e o advogado nem quando Temer retornará a Brasília (DF).

Michel Temer foi denunciado nesta semana ao STF (Supremo Tribunal Federal) pela PGR (Procuradoria-Geral da República), pelo crime de corrupção passiva, com base nas delações de executivos da JBS.

Além da condenação, o procurador-geral, Rodrigo Janot, pediu a perda do mandato de Temer, “principalmente por ter agido com violação de seus deveres para com o Estado e a sociedade”.

Análise da denúncia

A denúncia está na Câmara dos Deputados, a quem cabe autorizar o STF a analisar a acusação. Para seguir ao Supremo, a peça do MPF (Ministério Público Federal) precisa do apoio de, pelo menos, 342 deputados.

Antes de ser votada pelo plenário, porém, a denúncia será discutida na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça). Independentemente do resultado na CCJ, a denúncia seguirá para o plenário.

O presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ), já defendeu que a análise da denúncia ocorra “o mais rápido possível”, mas sem “atropelos”. Temer foi notificado na última quinta-feira (29) e tem o prazo de 10 sessões do plenário da Câmara para entregar a defesa.

Temer x PGR

Na última terça-feira (27), um dia após ser denunciado, o presidente fez um pronunciamento no qual se disse “vítima de infâmia de natureza política”; cobrou provas “robustas”; e declarou que a denúncia é uma “peça de ficção”.

Foi a primeira fala de Temer desde que a denúncia foi apresentada, na noite de segunda-feira (26). Ele fez o pronunciamento no Salão Leste do Palácio do Planalto. O presidente chegou ao local acompanhado de diversos ministros e parlamentares da base aliada, que se postaram de pé ao lado do presidente em sinal de apoio.

“Eu tive ao longo da vida uma vida, graças a Deus, muito produtiva e muito limpa. E exatamente neste momento, em que nós estamos colocando o País nos trilhos, é que somos vítimas dessa infâmia de natureza política. […] Eu fui denunciado por corrupção passiva. Notem, vou repetir a expressão, corrupção passiva a essa altura da vida, sem jamais ter recebido valores. Nunca vi o dinheiro e não participei de acertos para cometer ilícitos. Onde estão as provas concretas de recebimento desses valores? Inexistem”, afirmou o presidente. Em outro momento do pronunciamento, Temer se disse tranquilo, do ponto de vista jurídico. Isso porque, para ele, não há fundamentos que embasem a denúncia.

Em resposta, o procurador-geral, Rodrigo Janot, afirmou que há “fartos elementos de prova” contra o presidente da República. (AG)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

A Procuradoria-Geral da República pretende apresentar somente em agosto a segunda denúncia contra o presidente Michel Temer
Em sua entrevista ao “Jornal Nacional”, o presidenciável Fernando Haddad defendeu o governo de Dilma
https://www.osul.com.br/o-presidente-michel-temer-viajou-sao-paulo-para-se-reunir-com-seu-advogado/ O presidente Michel Temer viajou a São Paulo para se reunir com seu advogado 2017-07-01
Deixe seu comentário
Pode te interessar