Quinta-feira, 12 de junho de 2025
Por Redação O Sul | 11 de junho de 2025
Fenômeno peculiar que afeta exclusivamente homens com mais de 30 anos e os impede de se comprometerem com um relacionamento.
Foto: ReproduçãoEles não têm inteligência emocional, são materialistas, obsessivos em acumular sucesso e egomaníacos. A síndrome de Simon, popularizada pelo psiquiatra espanhol Enrique Rojas, é um fenômeno peculiar que afeta exclusivamente homens com mais de 30 anos e os impede de se comprometerem com um relacionamento.
Essa teoria apresenta semelhanças com a síndrome de Peter Pan, criada na década de 80 pelo psicólogo Dan Kiley, que analisa em sua obra homônima as características daqueles que apresentam dificuldade em assumir as responsabilidades próprias da idade adulta. No entanto, não são a mesma coisa. A principal diferença é dada pelo fato de correspondem a dois tipos de sociedades diferentes. Os “Simons” atuais são influenciados pela tecnologia – especialmente pelas redes sociais –, pela era do “eu” absoluto e pelas mudanças nas dinâmicas das relações amorosas.
“Um homem com mais de 30 e poucos anos, solteiro, só quer não se comprometer com uma mulher. ‘Não quero perder minha liberdade’, dizem”, explicou Rojas há algumas semanas em uma entrevista ao LN Bienestar. “E como eles chegam a essa situação? Todo esse ambiente, as redes sociais, a pornografia os leva a isso.”
E o que significa síndrome de Simon?
O termo é um acrônimo que descreve cinco traços característicos de sua personalidade: S de solteiro, I de imaturo, M de materialista, O de obcecado pelo trabalho e N de narcisista. O Instituto Rojas Estapé da Espanha, fundado por Enrique Rojas e sua filha, Marian Rojas Estapé, médica, especialista em psiquiatria e escritora espanhola, descreve em profundidade cada uma das características:
S – Solteiro: “Eles se exibem e passeiam diante das mulheres procurando se mostrar, desfilar pela passarela dos que ‘estão livres’ e depois que a mais forte dê o lance para levar o troféu”.
I – Imaturidade: “Encontramos uma pessoa que pode ter uma maturidade profissional adequada (ama seu trabalho, cuida dele e é um bom profissional), mas que não tem maturidade afetiva: não sabe o que é o mundo sentimental e desconhece que os sentimentos precisam ser trabalhados com dedicação e cuidado, porque, caso contrário, eles se volatilizam”.
M – Materialismo: “Têm interesse por bens materiais e pela busca de melhorar a própria imagem por meio de objetos e símbolos de status”.
O – Obsessão pelo sucesso: “A prioridade dessa pessoa é fundamentalmente encontrar uma posição econômica adequada e se estabelecer. E sacrificar tudo por isso”.
N – Narcisismo: “Gira permanentemente em torno de si mesmo, sempre preocupado em causar uma boa impressão nas pessoas ao seu redor e, além disso, exigindo elogios, admiração e reconhecimento”.
(Com O Globo)