Terça-feira, 26 de maio de 2026

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Geral O que se sabe e o que falta saber sobre a queda de avião que matou sete pessoas em São Paulo

Compartilhe esta notícia:

As vítimas foram carbonizadas e morreram no local. (Foto: Corpo de Bombeiros/PMESP)

Sete pessoas morreram após um avião cair na manhã da terça-feira (14), em Piracicaba (SP). A queda ocorreu em uma área de mata no bairro Santa Rosa, logo após a aeronave partir do aeroporto da cidade com destino ao Pará.

No avião estavam o empresário Celso Silveira Mello Filho e sua família, além de piloto e copiloto. O caso será investigado pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), da Força Aérea Brasileira (FAB).

Veja quem são as vítimas:

– Celso Silveira Mello Filho, 73 anos;

– Maria Luiza Meneghel, 71 anos;

– Celso Meneghel Silveira Mello, 46 anos;

– Camila Meneghel Silveira Mello Zanforlin, 48 anos;

– Fernando Meneghel Silveira Mello, 46 anos;

– Piloto: Celso Elias Carloni, 39 anos;

– Copiloto: Giovanni Dedini Gullo, 24 anos.

Entenda o que ocorreu ponto a ponto:

– O empresário Celso Silveira Mello Filho, sua esposa, três filhos, piloto e copiloto partiram pouco antes das 9h do Aeroporto de Piracicaba. A viagem teria como destino o Pará, para uma fazenda da família, onde passariam uma semana.

– O avião caiu 15 segundos após a decolagem, em uma área de mata próxima à Faculdade de Tecnologia (Fatec) da cidade.

– O Corpo de Bombeiros foi acionado e no local encontrou as sete vítimas já mortas, carbonizadas.

– O Cenipa e a Polícia Civil foram acionados para realizar as investigações sobre a causa do acidente.

– No local, equipes localizaram a caixa preta do avião, onde o histórico de voo é armazenado, que será analisada.

– Destroços do avião também foram recolhidos para a apuração do Cenipa.

– De acordo com a FAB, a documentação e manutenção da aeronave estavam em dia. O avião foi fabricado em 2019 e é considerado de alta versatilidade por especialista.

– A última manutenção foi realizada em 23 de agosto. O retorno da oficina ocorreu na segunda-feira (13).

– Quase seis horas após o acidente, os destroços começaram a ser retirados do local.

– Os corpos passaram por exame no Instituto Médico Legal (IML).

O que falta saber:

– A causa do acidente ainda não foi esclarecida. A Polícia Civil e o Cenipa não divulgaram detalhes sobre o início das investigações, apenas que foram realizadas perícias, coletas de imagens e informações e que serão ouvidas testemunhas.

– Ainda não foi esclarecido porque a aeronave caiu apesar de ser considerada nova por especialista (foi fabricada em 2019), ter passado por manutenção recente e estar com a documentação em ordem.

– Falta esclarecer, também, o movimento de curva que a aeronave fez logo após decolar e foi destacado pela maioria das testemunhas e flagrado por câmeras de segurança. Autoridades não souberam informar se o piloto tentava retornar ao aeroporto.

– Também não há explicações oficiais para o fato da queda ter ocorrido 15 segundos após a decolagem, abastecida e revisada dias antes. As informações são do portal de notícias G1.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Geral

Deixe seu comentário

Os comentários estão desativados.

Filho impedido de fazer velório da mãe durante a pandemia não será indenizado
Justiça anula demissão por justa causa de trabalhadora que pegou 1 real e 50 centavos do caixa para comprar lanche na própria empresa
Pode te interessar