Quarta-feira, 30 de abril de 2025
Por Redação O Sul | 9 de maio de 2020
A Secretaria da Saúde do Rio Grande do Sul confirmou neste sábado (9) o registro de dois novos óbitos associados ao novo coronavírus no Estado. Uma mulher de 92 anos morreu em Farroupilha e um homem de 77 anos perdeu a vida no município de Doutor Maurício Cardoso. Com isso, o número de mortos pela Covid-19 no RS sobe para 97. O total de casos confirmados em 189 municípios gaúchos é de 2.542. Segundo o balanço, o Estado tem 1.120 pessoas em recuperação e 1.325 recuperadas.
De acordo com a Pasta, a atualização deste sábado teve ainda as exclusões de um caso de Sant‘Ana do Livramento por duplicidade e outro de Guabiju por erro na inclusão.
A Secretaria da Saúde registrou 51 novos casos da doença nas seguintes cidades gaúchas: Arroio do Meio (1); Bom Jesus (1); Bom Retiro do Sul (1); Cachoeirinha (2); Canoas (2); Carlos Barbosa (4); Caxias do Sul (2); Cruzeiro do Sul (1); Dom Feliciano (1); Erechim (2); Garibaldi (1); Getúlio Vargas (1); Horizontina (1); Marau (1); Marquês de Souza (1); Nova Araçá (5); Passo Fundo (7); Poço das Antas (1); Porto Alegre (9); Santa Rosa (1); Soledade (1); Trindade do Sul (2); Venâncio Aires (2); e Westfália (1).
Já o Ministério da Saúde registrou, até as 19h deste sábado (9), 155.939 casos de coronavírus em todo o Brasil e 10.627 mortes provocadas pela doença. As informações foram atualizadas e repassadas pelas Secretarias Estaduais de Saúde de todo o País. Do total de casos confirmados, 61.685 são considerados recuperados (39,6%) e outros 83.627 estão em acompanhamento (53,6%).
Hospitais privados no RS
Hospitais privados do Rio Grande do Sul poderão disponibilizar leitos de UTI Adulto para a internação, pelo Sistema Único de Saúde (SUS), de pacientes com Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), suspeitos ou confirmados da Covid-19. O edital de chamamento aos estabelecimentos hospitalares foi publicado em edição extra do Diário Oficial de sexta-feira (8).
O governador Eduardo Leite informou que os hospitais contratados receberão o valor R$ 1,6 mil por diária utilizada. Em transmissão pela internet, ele afirmou que “estamos ampliando a capacidade de atendimento pelo SUS, colocando leitos da rede privada à disposição da rede pública. As instituições credenciadas vão prestar serviços conforme a demanda e por solicitação da nossa Central de Regulação Hospitalar”.
“Temos que nos antecipar às necessidades que porventura tenhamos com relação a leitos de UTI e este edital possibilita à rede privada o atendimento a pacientes da Covid-19 de forma complementar, conforme prevê a legislação”, explicou a secretária da Saúde, Arita Bergmann.
Voltar Todas de Rio Grande do Sul