Domingo, 19 de outubro de 2025
Por Redação O Sul | 22 de maio de 2018
O Rio Grande do Sul registrou na terça-feira (22) temperatura negativa pela segunda vez neste ano, de acordo com a Metsul Meteorologia. Em Soledade, na Região Noroeste, os termômetros marcaram a mínima de -0,1°C. Um reforço de ar polar ingressa até esta quarta-feira (23) no Sul do Brasil, diminuindo ainda mais as temperaturas em todo o Estado.
Na terça, em Vacaria fez 0,6°C; em Bom Jesus, 0,7°C; em São Francisco de Paula, 1,6°C; em Lagoa Vermelha, 2,3°C; em Pinhal da Serra, 2,6°C; em Canela, 2,9°C; em São Marcos, 3,1°C; em São José dos Ausentes, 3,2°C; em Santa Rosa, 3,2°C; em Cambará, 3,3°C; em Cruz Alta, 3,5°C; em Quaraí, 3,5°C; em Antonio Prado, 3,6°C; e em Santana do Livramento, 3,7°C, conforme informações da Metsul.
Porto Alegre
A Capital dos gaúchos amanheceu na terça-feira sob nevoeiro e registrou temperatura mínima de 9°C, durante a madrugada, na Zona Norte da cidade. A visibilidade caiu a 800 metros no Aeroporto Internacional Salgado Filho, às 8h, em razão da neblina. A cerração foi mais intensa em áreas perto do Guaíba e na Zona Norte.
Nesta quarta-feira, as mínimas devem ficar ao redor de 7°C e 8°C, previstas paro amanhecer e final do dia. Quinta e sexta-feira devem ser bem mais frios, com possibilidade de geada fraca isolada. Confira a previsão do tempo para os próximos dias em Porto Alegre:
Quarta-feira: o sol predomina ao longo do dia. O vento se mantém calmo. A temperatura diminui um pouco mais, com mínimas entre 7°C e 8°C e máximas entre 15°C e 17°C.
Quinta-feira: dia claro e ensolarado. Vento calmo muito fraco do quadrante Sul. A temperatura terá queda acentuada, favorecendo uma madrugada e amanhecer gelados, com provável formação de geada em alguns bairros. Mínimas entre 3°C e 5°C e máximas entre 17°C e 19°C.
Sexta-feira: o tempo permanece firme e ensolarado. Vento calmo ou soprando fraco em alguns momentos do quadrante Leste. Temperatura terá maior variação, mas o frio ainda será intenso na madrugada e ao amanhecer, com chance de formação localizada de geada. Mínimas entre 2°C e 4°C e máximas entre 19°C e 21°C.
Metroclima
O Sistema Metroclima – Vigilância Meteorológica de Porto Alegre foi criado em 2007 para monitorar as condições atmosféricas na Capital 24 horas por dia mediante uma rede de estações automáticas e pluviômetros que oferecem dados de chuva e outras variáveis meteorológicas em todas as zonas geográficas da cidade.
Para esse trabalho, de acordo com a prefeitura, são utilizadas as mais modernas ferramentas, como radares meteorológicos, sistemas de detecção de descargas atmosféricas, modelos numéricos nacionais e internacionais, acompanhamento de imagens de satélite, radiossondagens de aeroportos e estações automáticas.