Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
22°
Mostly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil O senador Jorge Kajuru foi internado em hospital no Distrito Federal após sentir-se mal

Compartilhe esta notícia:

Kajuru segue internado sem previsão de alta.(Foto: Pedro França/Agência Senado)

O senador Jorge Kajuru (Cidadania-GO) permanece internado no Hospital Sírio-Libanês em Brasília, após passar mal no plenário do Senado Federal na última terça-feira (19). O estado de saúde do parlamentar foi atualizado na manhã desta quarta (20) e, segundo a equipe médica, “não há previsão de alta”.

“O paciente foi submetido a avaliação neurológica e segue estável, em observação clínica”, diz trecho do boletim médico.

Após Kajuru passar mal, o Senado suspendeu, por alguns minutos, a sessão que debatia a proposta de emenda à Constituição conhecida como “PEC paralela” da Reforma da Previdência. Nas redes sociais do político, a assessoria informou que ele é diabético e teve uma convulsão.

Jorge Kajuru foi atendido ainda no plenário pelo serviço médico do Senado e teve que ser retirado do local de maca. A sessão foi retomada instantes após o atendimento.

Leia íntegra do boletim médico:

“O senador Jorge Kajuru deu entrada na noite de ontem, dia 19 de novembro, no pronto Atendimento do Hospital Sírio Libanês, em Brasília. O paciente foi submetido a avaliação neurológica e segue estável, em observação clínica. Não há previsão de alta.

O senador é assistido pela equipe neurológica, liderada pelo Dr. Mauro Takao Suzuki, do Hospital Sírio-Libanês, em Brasília.”

PEC paralela

Os senadores concluíram, na noite de terça-feira (19), a aprovação da chamada PEC paralela, que inclui os estados e os municípios na reforma da Previdência. Fizeram mudanças que reduziram a economia da proposta.

Dos quatros destaques, apenas um foi aprovado: o que altera o cálculo do valor que cada aposentado vai receber, mudança que vale para os trabalhadores da iniciativa privada, servidores públicos e militares. Foi criada uma regra de transição com um prazo de cinco anos.

Até o fim de 2021, serão considerados 80% das maiores contribuições, como era antes da reforma. A partir de primeiro de janeiro de 2022, essa média sobe para 90% e chega a 100% em janeiro de 2025. Mudança que vai reduzir a economia prevista com a reforma em cerca de R$ 20 bilhões em dez anos.

Perda, que segundo Fernando Bezerra, o líder do governo no Senado, será compensada com o aumento de receita: “A PEC paralela tem um impacto fiscal neutro. Por quê? Porque ela também agrega receitas. Na perspectiva de arrecadar em dez anos de receitas novas algo como R$ 75 a 80 bilhões. Desses 75 a 80 bilhões de receita nova, tem uma parte expressiva que advém da taxação previdenciária sobre o agronegócio exportador”.

Quando a reforma da Previdência foi discutida na Câmara, a chamada bancada ruralista conseguiu barrar a proposta de taxar as exportações rurais. Com a aprovação no Senado em dois turnos, a PEC paralela vai agora para a Câmara, onde também precisa ser votada em dois turnos. Se aprovada, aí sim, as novas mudanças entram em vigor. E são muitas.

Além de incluir os servidores públicos de estados e municípios nas novas regras de aposentadoria da União, os senadores também fizeram mudanças nos critérios de transição para as mulheres. No caso de aposentadoria por idade, o texto prevê idade mínima de 60 anos a partir de 2020, com transição gradual de seis meses a cada dois anos, até atingir 62 anos.

A reforma que já está em vigor prevê que a idade mínima da mulher subirá seis meses por ano, a partir de 2020, até chegar a 62 anos em 2023.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

“Um partido do tamanho do PT tem que ter candidato próprio”, disse Lula sobre as eleições do ano que vem
Professores estaduais em greve protestaram em frente à sede da Federasul durante palestra do governador gaúcho
https://www.osul.com.br/o-senador-jorge-kajuru-foi-internado-em-hospital-no-distrito-federal-apos-sentir-se-mal/ O senador Jorge Kajuru foi internado em hospital no Distrito Federal após sentir-se mal 2019-11-20
Deixe seu comentário
Pode te interessar