Sexta-feira, 10 de maio de 2024
Por Redação O Sul | 19 de dezembro de 2018
Enfim, o que muitos usuários do Twitter aguardavam ansiosamente está de volta: a ordem cronológica na timeline. A rede social anunciou o novo recurso nesta terça-feira (18), que chega inicialmente para o aplicativo no iOS — com a promessa de chegar ao app do Android e também à versão para desktops em breve.
Para visualizar, então, a timeline na ordem cronológica, exibindo no topo os tweets mais recentes, basta tocar no novo botão localizado no canto superior direito do aplicativo. Então, no lugar da prioridade determinada pelos algoritmos, exibindo conteúdos que “talvez você queira ver” no topo, entra no lugar a ordem cronológica com a qual estávamos acostumados nos primórdios do Twitter.
“A novidade faz parte das iniciativas que temos estudado para tornar o Twitter cada vez mais conversacional. Com essa nova funcionalidade na página inicial, acreditamos que será mais fácil as pessoas verem o que está acontecendo e o que importa para elas”, explicou a rede social em comunicado oficial. Apesar de a empresa afirmar que testes confirmam que os usuários acabam tendo mais conversas com a timeline exibindo no topo os destaques (selecionados pelos algoritmos), algumas pessoas preferem ver sua timeline organizada de forma puramente cronológica durante eventos ao vivo ou acontecimentos específicos.
Gafe?
Não é de hoje que funcionários de empresas precisam tomar cuidado ao usar aparelhos de suas concorrentes. Um post da conta oficial do Apple Music chamou atenção de usuários no Twitter. Isso porque o responsável pelo perfil na rede social respondeu a usuário usando um dispositivo Android, concorrente direto da Apple.
Na postagem apresentada pelo usuário Marques Brownlee, é possível ver a descrição em que consta a informação “Via Twitter for Android”. “Eu nunca achei que veria esse dia”, disse o usuário em seu post.
Apesar de curioso, este tipo de ação não tem nenhum problema legal. A Samsung, inclusive, passou por um momento semelhante este ano quando um post oficial do Galaxy Note 9 foi feito por um iPhone. Tal postagem gerou um constrangimento para a marca, que optou por excluir a publicação.
Quem teve problema semelhante foi Gal Gadot. A atriz que interpreta a Mulher Maravilha fez uma postagem paga na rede social, elevando os potenciais do Huawei Mate 10, só que publicado pelo iPhone. Como era uma ação de marketing do produto, a descoberta pegou muito mal para a atriz.
No caso do Apple Music, contudo, vale lembrar que o app também está disponível na Google Play, justificando, talvez, a utilização de um aparelho Android — ou diminuindo a gafe, pelo menos.