Quarta-feira, 27 de Maio de 2020

Porto Alegre
Porto Alegre
10°
Fair

Capa – Caderno 1 O vice-governador e o comandante Militar do Sul abriram o desfile da Independência em Porto Alegre

Compartilhe esta notícia:

O vice-governador Cairoli, general Geraldo Miotto e o vice-prefeito Gustavo Paim hastearam a bandeira. (Foto: Dyessica Abadi/Especial/Palácio Piratini)

As comemorações do Dia da Independência do Brasil levaram milhares de pessoas na manhã desta sexta-feira (7) à avenida Edvaldo Pereira Paiva, em Porto Alegre, local do desfile de 200 viaturas e cerca de 4,5 mil pessoas entre civis e militares.

Antes do início do evento, às 10h, o vice-governador José Paulo Cairoli, representando o governo do Estado, e o comandante Militar do Sul, general Geraldo Antonio Miotto, passaram as tropas em revista ao longo da avenida.

Depois do hasteamento das bandeiras do Brasil, do Rio Grande do Sul e de Porto Alegre, pelo vice-governador, comandante Militar do Sul e pelo vice-prefeito de Porto Alegre, Gustavo Paim, teve início a cerimônia.

Sob gritos e aplausos do público, desfilaram civis, militares (Exército, Marinha e Aeronáutica), servidores de órgãos federais, estaduais e do município, além de veteranos da Força Expedicionária Brasileira, e ex-combatentes de entidades de veteranos e da Liga da Defesa Nacional, entre outras organizações, durante uma hora e 30 minutos.

Também passaram motos, viaturas, blindados do Exército, Marinha, Aeronáutica, Brigada Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Civil, Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), Guarda Municipal, e tropas a cavalo do Regimento Osório.

Na estimativa de representantes do Comando Militar do Sul, mais de 20 mil pessoas assistiram às comemorações no Desfile de Sete de Setembro em Porto Alegre.

Semana da Pátria nas escolas

Com objetivo de incentivar o patriotismo, as escolas da rede pública estadual do Rio Grande do Sul, promoveram, durante esta semana, atividades pedagógicas interdisciplinares em alusão ao dia da Independência, comemorado nesta sexta-feira (7).

A diretora-adjunta do DCR (Departamento das Coordenadorias Regionais), da Secretaria da Educação, e responsável pela DPA (Divisão Porto Alegre), Sandra Mauat, ressalta a importância do tema ser trabalhado dentro das escolas. “Esta é uma excelente oportunidade para que os estudantes façam uma reflexão sobre este dia histórico”, afirma.

A diretora Márcia Graci de Azevedo, da Escola Carlos Fagundes de Mello, da capital, explica que além de cantar o hino, os alunos de Ensino Fundamental expuseram trabalhos confeccionados em sala de aula. Já os do Ensino Médio participaram de atividades para reforçar a importância do voto. “Nós procuramos fazer com que todos os estudantes se envolvessem com algum tipo de atividade relativa à Semana da Pátria. Desde os pequenos, até os maiores que estão com idade apta para votar”, explica.

A diretora da Escola Uruguai, de Porto Alegre, Arlete Giovanella Xavier, relata que, além da Semana da Pátria, também estão sendo feitas ações de folclore relacionado ao tradicionalismo e à Semana Farroupilha. “Os trabalhos estimulam a criatividade com a temática das datas comemorativas e incluem apresentações e decorações”, conta.

Nesta sexta-feira (7), na Ilha da Pintada, no Clube VJ, a Escola Almirante Barroso promoveu um desfile para a comunidade.

Pelo Rio Grande

Nesta Semana da Pátria, em Carazinho, na 39ª CRE (Coordenadoria Regional de Educação), o Instituto de Educação Cruzeiro do Sul Oniva de Moura Brizola e a Escola Dr. Alfredo D’Amore participaram do Auditório Cívico e, nesta sexta (7), os servidores da 39ª CRE, juntamente com as escolas estaduais de Carazinho, participaram do Desfile Cívico no município.

Em Caxias do Sul, na 4ª Coordenadoria Regional de Educação, a tradicional banda marcial do Instituto de Educação Cristóvão de Mendoza conseguiu reunir integrantes das primeiras formações com a atual composição para desfilar nesta sexta (7). A iniciativa partiu de um chamamento, via redes sociais, do atual regente da banda, Antônio Roberto de Jesus Filho.

Na 2ª Coordenadoria Regional de Educação, de São Leopoldo, a banda da Escola Estadual de Ensino Fundamental José Emílio Poersch, do município de Barão, realizou a apresentação da Hora Cívica. Na ocasião, estavam presentes professores, alunos e funcionários da CRE.

Na região da 6ª Coordenadoria Regional de Educação, de Santa Cruz do Sul, em torno de 650 estudantes, pais e professores de 20 escolas de Venâncio Aires participaram, na manhã da quarta-feira (5), da Caminhada da Paz, pelo Centro da cidade. Após se reunirem na Praça Henrique Bender, eles seguiram pela rua Osvaldo Aranha até a Travessa São Sebastião Mártir.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Capa – Caderno 1

A Justiça determinou a ida do acusado pelo ataque a Bolsonaro para um presídio federal
Bolsonaro segue na UTI, mas consciente e “em boas condições clínicas”
Deixe seu comentário
Pode te interessar