Domingo, 11 de maio de 2025

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
15°
Fair

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Notícias O WhatsApp limita ainda mais o encaminhamento de mensagens: apenas para 5 contatos

Compartilhe esta notícia:

Militantes ligados a Carlos Bolsonaro passaram a compartilhar vídeos, áudios, imagens e textos contra o ministro. (Foto: Reprodução)

O WhatsApp vai reduzir o número de contatos com quem você pode compartilhar mensagens de uma só vez a, no máximo, cinco contatos. Atualmente, o limite é de 20 pessoas ou grupos e já foi baixado para minar a disseminação de boatos pela rede social, como as notícias falsas e spams.

A novidade foi noticiada pelo site WABetaInfo, que costuma adiantar mudanças cruciais no aplicativo de mensagens do Facebook.

Até agora, o compartilhamento reduzido a cinco conversas funcionava apenas na Índia, onde uma onda de notícias falsas levou ao linchamento de diversas pessoas pelo país, que eram apontadas, sem fundamento, como suspeitas de sequestrar crianças.

Agora, passará a valer para todo o mundo. Usuários brasileiros já relatam que começaram a ter seu encaminhamento reduzido a somente cinco contatos.

No Brasil, além de não ter reduzido o alcance das notícias falsas, a primeira imposição de limite do compartilhamento no WhatsApp virou assunto da campanha presidencial.

O presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) prometeu, enquanto ainda era candidato e liderava as pesquisas de intenção de voto, que iria rever a redução imposta pelo WhatsApp.

Durante uma transmissão ao vivo pela internet, ele disse

Quem não ficou chateado quando o WhatsApp, dizendo que era para combater crime de ódio, em vez de [permitir] você passar mensagens para 200 e poucas pessoas passou para 20? Nós vamos lutar para que volte ao que era antes.”

Especialistas consultados pelo UOL Tecnologia afirmam que é difícil um presidente conseguir justificar a mobilização da máquina pública para modificar o produto de uma só empresa e que a interferência em empresas é típica de países autoritários.

Limitar ao administrador

Se você é administrador de um grupo (e se ele for grande) deve ter vivido momentos em que a comunicação ficou uma bagunça. Em determinadas situações, apenas algumas pessoas têm o que acrescentar à conversa e o resto só torna tudo mais confuso. O ideal é bloquear “não administradores” de enviar novas mensagens e isso é bem simples.

Acessando as configurações do grupo no WhatsApp: 1- Primeiro, você precisa ser o administrador do grupo; 2- Toque no menu de três pontos, no topo do chat do grupo; 3-Toque em “dados do grupo” e depois em “Configurações do grupo”.

Em editar admins do grupo

Aqui, você deve selecionar as pessoas com o poder de administração no grupo. São elas também que vão ter o direito de publicar novas mensagens após fazer o ajuste. Selecione os perfis e marque com sinal de check (✓). Pode ser necessário usar a busca.

Em editar dados do grupo

É importante que os dados do grupo como nome, foto e descrição estejam nas mãos de pessoas confiáveis. No caso, os admins, os mesmos que poderão enviar mensagens. Portanto, troque de “todos os participantes” para “somente admins” neste item.

Em enviar mensagens

Troque de “todos os participantes” para “somente admins”. Isso pode soar um pouco autoritário, principalmente por que o WhatsApp dispara um alerta no grupo com a seguinte mensagem: Você alterou as configurações deste grupo para permitir que apenas administradores possam enviar mensagens a este grupo”. Isso fica bem claro.

Embora limite a publicação de novas mensagens aos administradores, isso não dá aos admins o poder de, por exemplo, apagar mensagens já enviadas por outros membros.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Notícias

A cerimônia de posse de Bolsonaro, no dia 1º de janeiro, terá agentes disfarçados no meio do público para evitar ataques
O Ministério Público e a polícia receberam mais de 500 denúncias de abuso e investigam se João de Deus lavou dinheiro
https://www.osul.com.br/o-whatsapp-limita-ainda-mais-o-encaminhamento-de-mensagens-apenas-para-5-contatos/ O WhatsApp limita ainda mais o encaminhamento de mensagens: apenas para 5 contatos 2018-12-17
Deixe seu comentário
Pode te interessar