Domingo, 13 de setembro de 2026
Por Redação O Sul | 10 de setembro de 2026
A OAB-DF (Ordem dos Advogados do Brasil no Distrito Federal) abriu procedimento ético-disciplinar contra os sócios do escritório de advocacia Barci de Moraes. O estabelecimento pertence a mulher e filhos do ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes.
A OAB afirmou apenas que a decisão considera “os fatos recentemente tornados públicos e constantes de relatório da Polícia Federal no (IPJ-A 3298613/2026)” —relatório da Polícia Federal em que constam conversas do ex-banqueiro Daniel Vorcaro, do Banco Master, com Moraes.
A decisão foi comunicada pelo presidente da OAB-DF, Paulo Maurício Siqueira, durante sessão extraordinária do Conselho Pleno na noite desta terça e divulgada em uma nota à imprensa. A reportagem perguntou quais suspeitas embasam o pedido, mas a instituição não quis explicar.
Segundo a nota, o presidente afirmou que “o procedimento observará todas as garantias constitucionais do contraditório e da ampla defesa e nele será conferida ampla oportunidade de demonstração dos serviços prestados e da regularidade da contratação”.
Em nota, o escritório Barci de Moraes afirmou que há questões eleitorais por trás da decisão e disse esperar que o presidente da OAB-DF reveja as declarações dele.
“O escritório Barci de Moraes lamenta que questões já analisadas e arquivadas pela PGR [Procuradoria-Geral da República] sejam utilizadas em contexto eleitoral na OAB/DF. Espera que o presidente da entidade, Paulo Maurício Braz Siqueira, reveja suas declarações e faça os esclarecimentos necessários, evitando a adoção das medidas cabíveis.”
O escritório de Viviane Barci de Moraes está inscrito nas seccionais da OAB de Brasília e de São Paulo. Segundo o Cadastro Nacional de Sociedade de Advogados, o escritório tem cinco sócios na capital federal e 11 em São Paulo.
O relatório da PF indica que Vorcaro perguntou a Moraes se deveria deixar o país dois dias antes de ser preso, em novembro do ano passado. O ministro do Supremo também teria editado o contrato de R$ 131 milhões entre o Master e o Barci de Moraes.
A OAB também determinou a abertura de procedimento ético-disciplinar contra o advogado Ciro Soares “considerados os fatos tornados públicos em relatório da Polícia Federal e que envolvem sua atuação profissional na condição de advogado”.
Ciro aparece no relatório da PF em uma suposta interlocução entre o procurador-geral da República, Paulo Gonet, e Vorcaro. A reportagem procurou Soares por mensagem na noite desta terça, mas não houve resposta até a publicação deste texto. Com informações da Folha de S. Paulo.
Verificação de Email - você receberá um email de confirmação após enviar o seu primeiro comentário, mas ele só será publicado depois que você clicar no link de verificação enviado para a sua conta de e-mail para confirma-lo. Os próximos comentários serão publicados automaticamente por 30 dias!
Essa tal OAB é muito suspeita. São de direita. Fazem política também. Imaginem acreditar em uma instituição como OAB, que em 1964 apoiaram o GOLPE MILITAR a pedido da direita golpista? Estamos de olho nesses caras que usam de órgãos públicos para politicagem.
Eu processaria quem expôs a foto da minha empresa.
A PATIFARIA DE MENDONÇA : SÓ ABRIU SIGILO DAQUILO QUE BENEFICIA ELE, OS DOCUMENTOS QUE PREJUDICAM FLÁVIO FORAM DELETADOS, EXCLUÍDOS, 180 DOCUMENTOS FORAM “APAGADOS”
Os esquerdopatas doentes querem que as pessoas inteligentes e sensatas ignorem as evidências. São, simplesmente, fascinados pela corrupção e a justificam, caso seja praticada pelos seus ídolos. Paralelo a isso, parece que o povo já esqueceu do rombo dos Correios, das falcatruas do Lulinha, do careca do INSS, do Frei Chico e de muitos outros escândalos que, ao que parece, irão acabar em pizza.
Eu falei q essa gente toda deve estar metida nesse banco Master, não se surpreendem se a OAB também não estiver metida nessa lambança, ou roubo!!
A senhora realmente não pode admitir que TALVEZ Alexandre de Moraes TENHA o rabo preso também???
Focam em Alexandre de Morais, mais são vários , que se intitulam inocentes, mas no fundo são todos ladrões!!
E agora, esquerdopatas?
Mendonça soltando os parcas!
Opa, um respondeu…serviu a carapuça de esquerdopata?