Domingo, 28 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
21°
Mostly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil OAB pede impeachment de Temer e afastamento da vida pública por oito anos

Compartilhe esta notícia:

Representantes da OAB chegam à Câmara para entregar pedido de impeachment de Michel Temer. (Foto: Reprodução)

A OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) quer Michel Temer fora da vida pública por oito anos. Nessa quinta-feira,  a entidade máxima da Advocacia protocolou na Câmara denúncia contra o presidente no episódio JBS/Friboi com pedido de impeachment do peemedebista. A OAB requer encaminhamento dos autos ao Senado “para impor ao denunciado a pena de perda do mandato, bem como inabilitação para exercer cargo público pelo prazo de oito anos”.

A OAB sustenta que Temer cometeu crime de responsabilidade, em violação ao artigo 85 da Constituição. A base legal para o pedido de afastamento do peemedebista por quase uma década é o artigo 52, parágrafo único, da Constituição. O ponto crucial da ofensiva da Ordem contra Temer é o episódio JBS.

O presidente recebeu no Palácio do Jaburu na noite de 7 de março o executivo Joesley Batista, acionista do grupo. Durante mais de 30 minutos, o presidente ouviu de seu interlocutor – em conversa gravada por este – a confissão de uma série de crimes, como o pagamento de mensalinho ao procurador da República Ângelo Goulart e mesada milionária a Eduardo Cunha (PMDB/RJ), ex-presidente da Câmara preso desde outubro de 2016 na Operação Lava Jato.

Temer admite ter recebido Joesley, mas diz que o áudio foi “adulterado, manipulado”. A OAB acusa o presidente de não ter comunicado autoridades que poderiam investigar a conduta do executivo.

“O ato praticado pelo chefe do Executivo, posteriormente ao recebimento da informação de Joesley Batista, incorreu, em tese, em omissão própria, isto é, omitiu-se de um dever de agir legalmente imposto”, sustenta a Ordem no pedido de impeachment de Temer.

“Quanto a tais delitos, vale ponderar que nos crimes omissivos basta a abstenção, a desobediência ao dever de agir, sendo crimes de mera conduta, isto é, que independem do resultado (consumação ou não do fato) para que ensejem reprovação”, segue a denúncia de 32 páginas que a Ordem protocolou na Câmara.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Mais de duas toneladas de lixo foram recolhidas da nova orla do Guaíba após um evento
Mesmo satisfeitos, 74% dos clientes querem mudar de operadora de celular
https://www.osul.com.br/oab-entrega-pedido-de-impeachment-presidente-michel-temer-na-camara-dos-deputados/ OAB pede impeachment de Temer e afastamento da vida pública por oito anos 2017-05-25
Deixe seu comentário
Pode te interessar