Sexta-feira, 16 de maio de 2025
Por Redação O Sul | 1 de junho de 2017
O presidente Donald Trump anunciou nesta quinta-feira (1º) a saída dos Estados Unidos do Acordo de Paris sobre mudanças climáticas, mas prometeu negociar um retorno ou um novo acordo climático em termos que considere mais justos para os americanos. Em sequência, políticos e organizações comentaram a decisão, como o ex-presidente Barack Obama, que era o mandatário do país quando o acordo foi assinado, e que lamentou a retirada.
Veja o que outras personalidades disseram sobre o caso:
Barack Obama, ex-presidente dos Estados Unidos
“Ainda que este governo tenha se unido a um pequeno grupo de países que ignoram o futuro, confio nos nossos estados, empresas e cidades que darão um passo a frente e farão ainda mais para liderar o caminho”, disse.
Anne Hidalgo, prefeita de Paris
A prefeita afirmou que a decisão dos Estados Unidos de sair do Acordo de Paris sobre o clima “é um erro com consequências dramáticas”.
Bernie Sanders, senador e ex-candidato presidencial nas eleições de 2016
“Decisão de Trump de retirar os Estados Unidos do Acordo Climático de Paris é uma abdicação da liderança americana e uma desgraça internacional”.
Andrew Cuomo, governador de Nova York
“Nova York está empenhada em cumprir os padrões estabelecidos no Acordo de Paris, independentemente das ações irresponsáveis de Washington”.
Bill de Blasio, prefeito de Nova York
“O Acordo de Paris foi o maior passo progressivo para a mudança climática que nós tomamos em anos. É inconcebível para Trump abandonar isso”.
Greenpeace
“Ao se retirar do Acordo de Paris, Trump transforma EUA de líder do clima a um incessável matador do clima”.
Jeffrey D. Sachs, diretor do Centro para Desenvolvimento Sustentável de Columbia
“América por último. Um momento miserável e histórico. Ouvir Trump é estar ouvindo um fluxo interminável de mentiras e besteiras”.
Elon Musk, empreendedor da Tesla e SpaceX
“Mudanças climáticas são reais. Deixar o Acordo de Paris não é bom para a América ou para o mundo”.