Sábado, 20 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Geral Obras do Hospital Veterinário atingem 20% em dois meses

Compartilhe esta notícia:

Fortunati vistoriou canteiro do primeiro hospital veterinário municipal do País. (foto: Ivo Gonçalves/PMPA)

O prefeito de Porto Alegre, José Fortunati, acompanhado da primeira-dama e deputada estadual, Regina Becker, e do prefeito de Viamão, Valdir Bonatto, visitou nesta sexta-feira (10) as obras da UMV (Unidade de Medicina Veterinária) Kate. Os trabalhos de construção do empreendimento, localizado na Lomba do Pinheiro, na área da Seda (Secretaria Especial dos Direitos Animais), no território do município vizinho, foram 20% concluídos em menos de dois meses de obras.

Fortunati destacou que a obra deve ser entregue em outubro, e será um equipamento público pioneiro no Brasil. “Porto Alegre terá o primeiro hospital veterinário público municipal do País para atender, especialmente, os animais de rua e de famílias em situação de vulnerabilidade e de baixa renda. Agora o que buscamos é uma parceria com uma universidade para administrar a UMV Kate e proporcionar formação especializada para os profissionais que forem atuar no atendimento público de saúde e bem estar animal.”

A primeira-dama ressaltou também a preocupação ambiental no desenvolvimento do projeto. “Não poderíamos construir um equipamento público importante e voltado para os animais sem pensar no impacto para o seu entorno. Estamos atentos para que todas as atividades sejam desenvolvidas de forma sustentável, respeitando o meio ambiente”, explicou Regina Becker. Ela afirmou que já foi contratada a empresa que construirá a estação de tratamento de efluentes e resíduos que atenderá toda a área da Seda, iniciativa única na região.

Durante a visita, o prefeito de Viamão destacou a parceria entre os dois municípios. “Vamos ter um espaço amplo e de qualidade para que os animais, tanto de Porto Alegre como de Viamão, não fiquem sem atendimento. Isso é muito importante para as famílias que não podem pagar para que seus animais tenham atendimento adequado, além de ser uma questão de saúde pública”, concluiu Valdir Bonatto.

A visita também foi acompanhada pela promotora de Justiça do Meio Ambiente, Anelise Grehs Stifelman, pelo engenheiro responsável pela obra, João Petersen, e representantes da construtora.

UMV Kate

O local, onde atualmente são realizados os procedimentos de baixa e média complexidade, concentrará toda a estrutura administrativa da Seda. No terreno de 1,2 mil metros quadrados, serão construídos cinco blocos cirúrgicos, quatro consultórios, UTI, setores de quimioterapia, fisioterapia, banco de sangue, farmácia, ambulatório, além de sala de recuperação para 150 cães e gatos e espaço de triagem para outros 120.

O atendimento será feito das 8h às 22h. A prioridade do atendimento gratuito será para animais de famílias em situação de vulnerabilidade social. O projeto, assinado pelo arquiteto Rodrigo Souza, foi definido após pesquisa em unidades de atendimento veterinário localizadas no país e no exterior. Além disso, o projeto prevê o atendimento especializado de animais silvestres. Atuarão no local, até o final do segundo semestre, médicos veterinários da Uniritter e cerca de 225 estudantes em atividades acadêmicas.

Com um custo totalmente disponibilizado pelo doador, a obra tem uma duração prevista de nove meses. A unidade é considerada fundamental pela Prefeitura de Porto Alegre, em função do grande número de atendimentos que hoje são realizados na UMV da Seda. Além disso, a questão animal envolve saúde pública, o que exige ações de governo. Este será o primeiro hospital público para animais domésticos do Brasil. São Paulo possui um semelhante. Entretanto, a Associação Nacional de Clínicos Veterinários de Pequenos Animais (Anclinvepa) criou instituição para atender casos de baixa complexidade e a prefeitura repassa uma verba mensal para atender 70 casos por dia, incluindo consultas, retornos, internações, exames e cirurgias.

 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Geral

A presidente nacional do PT, senadora Gleisi Hoffmann, afirmou que a prisão de Lula, se for realmente executada, será uma “violência” e vai expor o Brasil como uma “republiqueta de banana”.
O juiz Sérgio Moro proíbe a Polícia Federal de usar algemas no ex-presidente Lula
https://www.osul.com.br/obras-do-hospital-veterinario-atingem-20-em-dois-meses/ Obras do Hospital Veterinário atingem 20% em dois meses 2016-06-10
Deixe seu comentário
Pode te interessar