Sábado, 02 de agosto de 2025
Por Redação O Sul | 1 de agosto de 2025
A previsão é que os reparos sejam concluídos em até 60 dias.
Foto: Alex Rocha/PMPAA partir das 10h desta segunda-feira (4), a prefeitura de Porto Alegre inicia a troca das juntas de dilatação da rampa de acesso ao Corredor Humanitário pela avenida Castelo Branco. Os serviços ocorrem paralelamente às obras de requalificação do corredor. Ao todo, serão substituídas quatro juntas de dilatação — componentes fundamentais para a estabilidade do viaduto diante de variações térmicas e movimentações da estrutura. A previsão é que os reparos sejam concluídos em até 60 dias.
A Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura (Smoi) executa melhorias no trecho de 400 metros que liga a avenida Castelo Branco à elevada da Conceição. As intervenções incluem o retaludamento do talude com colchão reno (estrutura metálica em forma de gaiola), instalação de manta asfáltica impermeabilizante, corte e raspagem do asfalto existente para corrigir inclinações. Em seguida, será feita a colocação de grama, barreiras de concreto tipo New Jersey e repavimentação. A obra, orçada em R$ 1,4 milhão, é realizada pela empresa Sultepa e, neste momento, ocorre pelo lado esquerdo da via.
Também há obras na parte inferior do corredor, entre a avenida Júlio de Castilhos e a rua da Conceição. O canteiro central e os meios-fios estão sendo ajustados, e o trecho será pavimentado novamente.
Trânsito
Devido ao estreitamento da rampa de acesso, a EPTC recomenda rotas alternativas para evitar congestionamentos. Quem chega pela ponte do Guaíba deve seguir pela avenida Sertório e virar na Farrapos. Motoristas vindos da BR-448 podem usar a BR-290 (Freeway), acessar a avenida dos Estados e seguir para o Aeroporto, Terceira Perimetral ou Centro.
Já para quem vem do litoral pela Freeway, a orientação é utilizar a avenida dos Estados ou entrar por Assis Brasil, acessando o aeroporto pela avenida Severo Dullius, na Zona Norte.