Quinta-feira, 28 de março de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Geral Obras para evitar alagamentos no túnel da Conceição começam em oito dias

Compartilhe esta notícia:

EPTC bloqueou acesso no sentido bairro-Centro, liberando apenas ônibus e caminhões. (Foto: Jackson Ciceri/O Sul)

O prefeito de Porto Alegre, José Fortunati, juntamente com o diretor-geral do DEP (Departamento de Esgotos Pluviais), Tarso Boelter, definiu na manhã desta quinta-feira (18) a obra de drenagem que será realizada no túnel da Conceição, no Centro da cidade. Será feita a drenagem local, com instalação de 200 metros de rede, em uma profundidade de 2 a 2,5 metros, que integrará o sistema na região, a fim de solucionar problemas de alagamento. Os trabalhos devem iniciar no dia 27, com conclusão prevista em duas semanas.

A avaliação e o estudo da obra, necessária no local, foram solicitados por Fortunati na semana passada, quando um alagamento de pequenas proporções foi verificado no túnel. “Decidimos pela solução mais rápida e com menos transtornos para a população”, enfatizou o prefeito. Ele explicou que a intervenção será necessária porque os trabalhos de manutenção e de prevenção não estavam mais surtindo efeito diante das fortes chuvas. A rede no local tem 43 anos.

“Temos um grave problema com o descarte irregular de lixo na cidade. São colchões, móveis, resíduos da construção civil que entopem as redes e geram esses transtornos. O DEP gasta 30% do seu orçamento refazendo a limpeza de trechos em curtos períodos de tempo justamente por causa disso. São 5 milhões de reais por ano só na dragagem de arroios e valas”, disse Boelter, que pediu o apoio e a conscientização da população.

O diretor-geral adjunto do DEP, Francisco Mellos, também participou da reunião em que foi definida a obra. Ele destacou que as intervenções pelas quais o túnel da Conceição passou, entre 2010 e 2012, não incluíram a parte de drenagem porque não ocorriam problemas deste tipo na época. A partir desta sexta-feira, equipes do departamento e da EPTC (Empresa Pública de Transporte e Circulação) começarão a trabalhar no plano de mobilidade para o período da obra no local.

Congestionamento

A forte chuva registrada durante a noite de quarta-feira e, principalmente, madrugada dessa quinta-feira, causou transtornos na capital gaúcha. Os problemas se refletem de forma mais específica com relação ao trânsito. A região mais afetada foi o Centro da cidade, que registrou 66 milímetros de chuva no período. O volume representa praticamente a metade da média histórica de chuva do mês inteiro, que é de 132,7 milímetros.

O túnel da Conceição ficou completamente alagado no sentido bairro-Centro. Desde o início da madrugada (por voltas das 3h), veículos leves tinham dificuldade para cruzar o trecho e, a partir das 5h, a EPTC bloqueou o acesso, liberando apenas ônibus e caminhões. Motoristas que transitavam pela avenida Osvaldo Aranha no início da manhã foram orientados a seguir pela rua Garibaldi. Agentes do DEP trabalharam desde a madrugada para escoar a água acumulada. O túnel foi totalmente liberado para todos os carros por voltas das 11h.

Todo esse transtorno resultou em muito congestionamento na área central. Na avenida João Pessoa, a lentidão foi intensa, com reflexos até a avenida Ipiranga. A avenida Loureiro da Silva também foi impactada pelo bloqueio do túnel. Outros pontos com retenção por acúmulo de água na pista foram as avenidas A.J. Renner, próximo ao posto da Polícia Rodoviária Federal, e Cristiano Fischer, próximo à Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Árvores

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente recebeu 13 chamados por queda de galhos e árvores. Foram 11 na quarta-feira e dois nessa quinta-feira. A Defesa Civil não registrou ocorrências.

Falta de luz

Outro problema constante com a chuva é a falta de energia elétrica. Pontos das avenidas Getúlio Vargas, Ipiranga e Azenha apresentavam desabastecimento de luz na noite de quarta-feira, segundo a Companhia Estadual de Energia Elétrica. O serviço foi restabelecido por volta da meia-noite.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Geral

O diagnóstico de câncer ainda é tardio para os pacientes do SUS: 60% dos pacientes são tratados já em estágio avançado, mais caros e difíceis de curar
Jovem de 21 anos que matou nove pessoas a tiros em igreja nos EUA usou arma dada de presente pelo pai
https://www.osul.com.br/obras-para-evitar-alagamentos-no-tunel-da-conceicao-comecam-em-oito-dias/ Obras para evitar alagamentos no túnel da Conceição começam em oito dias 2015-06-19
Deixe seu comentário
Pode te interessar