Sábado, 03 de outubro de 2026

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
24°
Fair

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

| Obrigação de informar movimentação acima de 2 mil reais é criticada

Compartilhe esta notícia:

Ao estabelecer que as instituições financeiras devem informar o Fisco sempre que uma pessoa física movimentar mais de 2 mil reais e uma empresa mais de 6 mil reais, a Instrução Normativa 1.571 da Receita Federal vem recebendo críticas de advogados tributaristas.

Publicada em julho do ano passado, ela passa a vigorar em 2016 e o debate envolve a Constituição: para alguns, se ela determina o sigilo bancário como um direito, a nova norma fere o texto. É o que entende o advogado Thiago Omar Cislinschi Fahed Sarraf, do escritório Nelson Wilians & Advogados Associados, que ressalta que um repasse de informações como o que foi estabelecido deve passar pelo Judiciário.

“Não se questiona a possibilidade da Receita Federal obter informações e dados para a consecução dos atos de fiscalização. Porém, a realização de tais atos encontra limites impostos pela Constituição, vale dizer, desde que precedido da necessária autorização do Poder Judiciário, que certamente não deixará de concedê-lo quando assim considerar relevante.”

Sarraf classifica a instrução de “questionável” e critica que o repasse de informações pode ser feito sem que a Receita instaure um processo contra o contribuinte.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de |

Deixe seu comentário

Os comentários estão desativados.

Juízes do Trabalho dizem que são alvo de “chantagem institucional” e questionam corte do Orçamento no Supremo
Reservas do Grêmio batem o Veranópolis fora de casa por 1 a 0 e Tricolor lidera o Gauchão
Pode te interessar