Domingo, 28 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
21°
Mostly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

| Oito profissões ameaçadas por robôs

Compartilhe esta notícia:

Caixas de supermercado estão entre as profissões ameaçadas. (Crédito: Reprodução)

Economistas estão divididos sobre qual será o exato momento em que robôs e outras formas de tecnologia futurísticas serão uma ameaça. Alguns veem como uma iminente ameaça, outros acreditam que não acontecerá até o final deste século, se algum dia acontecer. Porém, Amy Webb, estrategista digital e fundadora do Webbmedia Group, prevê que pelo menos oito carreiras serão extintas em breve, algo em torno de 10 a 20 anos.

“Vocês deveriam estar preocupados”, afirmou Amy em uma conferência em Los Angeles (EUA). Confira as oito profissões apontadas por ela.

Operadores de cabine de pedágios e caixas – Pessoas que trabalham nessa área não deveriam ser grandes fãs do Apple Watch ou do Apple Play. Isso porque o aumento de tecnologias vestíveis e sistemas de pagamento por telefone podem tornar empregos em cabines de pedágio e caixas registradoras em mercados obsoletos.

Profissionais de telemarketing – Poderosas ferramentas de publicidade do futuro podem permitir que marcas enviem suas mensagens com maior precisão. Amy aponta para novos experimentos com tecnologias que estudam comportamentos dos consumidores para identificar qual tipo de anúncio é mais eficiente. Se essas ferramentas funcionarem, elas podem significar menores equipes de criação e estratégias nas empresas.

Atendimento ao cliente – Muitos empregos de atendimento ao cliente estão sendo enviados para a Índia e outros países com mão de obra barata. Novas tecnologias podem cortar ainda mais essas vagas.

Trabalhadores de fábricas – Prepare-se para robôs roubarem mais empregos na indústria por um preço mais barato e sem necessidade de intervalos. A próxima novidade será provavelmente liderada por “haptics”, uma tecnologia sensorial que permite que pessoas virtualmente sintam no que eles estão trabalhando mesmo quando a real tarefa esteja ocorrendo em outro lugar.

Funcionários de bancos – “Blockchain”, o programa de computador das “Bitcoins” é capaz de automaticamente processar transições e criar um perfeito e confiável registro digital. Portanto, Amy acredita que o “blockchain” irá exterminar com os empregados nos bancos, setores de hipoteca e seguro. “É a subjacente infraestrutura que mudará drasticamente o trabalho que vem sendo feito”, disse.

Jornalistas – A internet acabou com incontáveis jornais, e novas tecnologias podem acabar com ainda mais cargos jornalísticos. Amy, ex-jornalista do The Wall Street Journal, afirma que os próximos culpados serão os algoritmos que permitem que agências de notícias criem automaticamente histórias e postem em portais sem interação humana.

Advogados – Se você irá entrar no mundo das leis, escolha os litígios. Amy acredita que advogados não litigiosos podem ser em breve substituídos por formulários on-line como LegalZoom, que podem realizar tarefas simples, como pedidos de marcas, de testamentos e até mesmo divórcios.

Operadores de telefone – Muitas pessoas atualmente não têm telefones fixos. Essa tendência só deve continuar com os avanços da comunicação digital. Isso significa que as empresas de telecomunicações podem eliminar operadores do outro lado do telefone.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de |

Proibido pelos pais de entrar no Facebook, garoto cria rede social para crianças
O regente da Economia tem alternativa
https://www.osul.com.br/oito-profissoes-ameacadas-por-robos/ Oito profissões ameaçadas por robôs 2015-05-18
Deixe seu comentário
Pode te interessar