Graça Craidy e Carlos Souza. (Foto: Lenara Petenuzzo/especial)
As mostras que integram a Bienal C – Chico Lisboa 2015 estão proporcionando conferir novos talentos e reencontrar artistas conhecidos apresentando seus trabalhos resultantes de experiências recentes. Gostei muito de acompanhar o vernissage da última quinta-feira na Casa de Cultura Mario Quintana.
No terceiro andar, pude observar bons trabalhos, como os de Graça Craidy, Fabriano Rocha e Fátima Pinto, entre outros. Graça Craidy vestia pantalonas estampadas com lagartixas desenhadas pelo maravilhoso artista gráfico holandês Maurits Cornelis Escher e calçava uma bota dourada com solado grosso. Estilo original e imbatível, e com uma explicação deliciosa: os pantalons foram comprados numa casa especializada em vestimentas para cozinheiros na Itália. Grande Graça, que também me explicou a atual fase de seus trabalhos, abordando violência.
No balcão repleto de desenhos de Fabriano Rocha, novas propostas com traços quase inacreditáveis. Nara Fogaça fez coro comigo nos elogios aos desenhos.
No sexto andar, Adriana Giora com sua instalação de seres marinhos, proporciona divagar com a recriação de um mundo submerso usando cerâmicas, fios de cobre e outros materiais. Revivi a inesquecível EXPO’98, Exposição Internacional de Lisboa de 1998, cujo tema foi “Os oceanos: um patrimônio para o futuro”, e comemorou os 500 anos dos “Descobrimentos Portugueses”. Circulei com Lenara Petenuzzo nos dois andares que reúnem os trabalhos, e considero importante ver o que está sendo apresentado.
Graça Craidy e Carlos Souza. (Foto: Lenara Petenuzzo/especial)
O tema violência é a motivação dos trabalhos de Graça Craidy. (Foto: Lenara Petenuzzo/especial)
Incrível conjunto de originalidade e bom gosto: calça e sapato de Graça Craidy. (Foto: Lenara Petenuzzo/especial)
Nara Fogaça e Fabriano Rocha: trocamos opiniões a respeito dos desenhos dele. (Foto: Lenara Petenuzzo/especial)
Um dos balcões com criações de Fabriano Rocha. (Foto: Lenara Petenuzzo/especial)
Mais arte de Fabriano Rocha, que merece atenção na mostra. (Foto: Lenara Petenuzzo/especial)
Ivone Rabelo com Fátima Pinto e Rosa Maria Puerta estiveram no vernissage. (Foto: Lenara Petenuzzo/especial)
Os trabalhos de Fátima Pinto têm montagem especial. (Foto: Lenara Petenuzzo/especial)
Adriana Giora participa da mostra Bienal C, instalada no 6º andar da Casa de Cultura Mario Quintana. (Foto: Lenara Petenuzzo/especial)