Domingo, 12 de Julho de 2020

Porto Alegre
Porto Alegre
13°
Cloudy

Brasil Onça-pintada passa por cirurgia no calcanhar e recebe células-tronco para recuperação

Compartilhe esta notícia:

Angelina recebeu placa e parafusos de titânio. (Foto: Everson Bressan/SMCS)

A onça-pintada Angelina, que vive no Zoológico de Curitiba, precisou passar por uma cirurgia para corrigir uma fratura no calcanhar direito. O procedimento foi realizado nesta quinta-feira (18) por uma equipe de seis profissionais. Durante os próximos três dias, o animal ficará dentro de uma jaula para depois ser solto no recinto onde mora.

Para acelerar a cicatrização, foram usadas células-tronco, conforme o ortopedista-veterinário Felipi Curti, pois o pós-operatório é considerado um desafio no tratamento, devido à dificuldade em conter os movimentos de um animal selvagem.

Ele disse que a cirurgia durou cerca de duas horas e que placa e parafusos de titânio foram implantados na onça. A prefeitura, responsável pelo zoo, informou que o pós-operatório será acompanhado semanalmente durante todo o próximo mês.

O cirurgião-veterinário e diretor do Departamento de Pesquisa e Conservação da Fauna da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Eros Luis de Souza, explicou que Angelina teve uma lesão neurológica quando era filhote e ficou com sequelas.

Como ela é agitada e, inclusive, não fica exposta à visitação, ela se machucou num movimento brusco, de acordo com Souza. Angelina é um animal adulto pertencente à subespécie amazônica, de menor porte, pesando 55 quilos.

Com a colaboração voluntária de um hospital veterinário, do laboratório responsável pela aplicação das células-tronco e do fabricante do antibiótico tomado pela onça, a cirurgia e o tratamento foram gratuitos. Conforme a prefeitura, o valor seria de aproximadamente R$ 10 mil reais. (G1)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Supremo indica para o TSE advogado que defende governador na Lava-Jato
Carros serão proibidos de circular no Central Park de Nova York
Deixe seu comentário
Pode te interessar