Quarta-feira, 20 de maio de 2026

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Supremo indica para o TSE advogado que defende governador na Lava-Jato

Compartilhe esta notícia:

Governador Tião Viana (foto), do Acre, é investigado na Lava-Jato. (Foto: Geraldo Magela/Agência Senado)

O STF (Supremo Tribunal Federal) indicou nesta quinta-feira (18) o advogado Aristides Junqueira, que defende o governador do Acre, Tião Viana, nas investigações da Operação Lava-Jato, para uma vaga de ministro substituto no TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Além dele, foram indicados também os advogados Admar Gonzaga e Sérgio Silveira Banhos.

A definição final caberá à presidenta Dilma Rousseff, que escolhe um nome entre três indicados pelo STF. Na sessão desta quinta, os ministros da Corte fizeram uma votação interna para decidir os três nomes a serem submetidos à presidente. Aristides obteve 9 votos, enquanto Gonzaga e Banhos obtiveram 11 cada um.

Antes da votação, o ministro Marco Aurélio Mello propôs adiar a indicação pelo Supremo por conta da inclusão do nome de Aristides entre os candidatos. O pedido foi rejeitado pela maioria dos demais ministros, mas levou a um debate sobre a situação.

Tião Viana

Por ser governador, Tião Viana é investigado no STJ (Superior Tribunal de Justiça) e não no STF. Nas delações da Lava-Jato, o ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa afirmou que R$ 300 mil foram dados como “auxílio” à campanha eleitoral de Tião Viana para o Senado em 2010. Viana diz que a doação foi registrada e “não tem nada de ilegal”. (Renan Ramalho/G1)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Deixe seu comentário

Os comentários estão desativados.

EUA diz que Pyongyang está implorando por guerra
Material genético de ossadas de presos políticos será analisado no exterior
Pode te interessar